Tecnologia a favor do direito: OAB disponibiliza plataforma de consultas on-line para a advocacia

  • A ferramenta que conecta advogados e advogadas a pessoas que precisem fazer uma consulta jurídica ou tirar dúvidas antes de tomar uma decisão, já está disponível na internet. A iniciativa do ‘Advogado Online’ vai possibilitar que profissionais qualificados e atualizados disponham de um canal seguro e com confidencialidade para fazer os atendimentos.

    A proposta da plataforma tem como uma das premissas oferecer um atendimento com agilidade. O cliente poderá fazer o acesso de qualquer lugar por meio da ferramenta. Será possível solicitar um atendimento do plantão ou agendar um horário de acordo com a área de interesse. Os atendimentos devem durar 30 minutos e vão custar R$ 150. A inscrição e o uso da plataforma é gratuito para os advogados e advogadas, que por sua vez terão a possibilidade de organizar suas agendas conforme sua disponibilidade e conveniência.

    Poderão se cadastrar para fazer atendimento advogados e advogadas regularmente inscritos perante a OAB-PR e aptos ao exercício da advocacia. O ambiente é sigiloso e só pode ser acessado pelo cliente e pelo advogado contratado, conforme preveem a Lei 8.906/1994 em relação ao sigilo profissional e as premissas do art. 5º da Constituição Federal, que garante a inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas.

    Para a presidente da OAB, os avanços da tecnologia aproximam a advocacia do cidação/ Foto – Divulgação

    “As ferramentas da tecnologia auxiliam e muito a visibilidade do advogado. Principalmente antes da pandemia, éramos conhecidos nos fóruns e no ambiente acadêmico, hoje, as plataformas virtuais tornam o advogado mais conhecido também do público em geral”, afirma a presidente da OAB Subseção Maringá Ana Cláudia Pirajá Bandeira em entrevista ao Maringá Post na última semana.

    E essa ferramenta lançada oficialmente pela OAB Paraná na última sexta-feira, 27 de agosto, é uma das novidades tecnológicas dispostas pela Ordem aos profissionais e cidadãos. “Quando pensamos no lançamento desse projeto, quisemos dar um passo à frente, não deixar que outras empresas oferecessem esse serviço. Não queremos que uberizem a advocacia, colocando preços nas nossas consultas, aviltando a profissão”, explicou Cassio Telles presidente da OAB Paraná.

    A criação da plataforma de consultas on-line foi aprovada pelo Conselho Pleno. Se quiser saber um pouco mais sobre o assunto acesse aqui a plataforma.

    Comentários estão fechados.