Governo lança PSS para contratar 4 mil funcionários para a educação no Paraná

26 de agosto de 2021
Há vagas para funcionários de limpeza e auxiliar administrativo/ Foto - SEED

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) publicou nesta quarta-feira, 25, em Diário Oficial dois editais de Processo Seletivo Simplificado (PSS) para substituição aos afastamentos de funcionários de colégios de todas as regiões do Paraná. Um dos editais o 49/2021 é para assistente a contratação de assistente administrativo (Agente Educacional II), e o outro 50/2021 é para auxiliar de serviços gerais (Agente Educacional I). Ambos compõem o Quadro dos Funcionários da Educação Básica (QFEB). A expectativa é que sejam contratadas aproximadamente 4 mil pessoas.

Os editais podem ser consultados em www.educacao.pr.gov.br/PSS.

As vagas para contratação temporária de 40 horas semanais são para atendimento nos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs) do Estado, de acordo com a necessidade de substituição. As inscrições para ambos os cargos são gratuitas e poderão ser feitas das 9 horas de 1º de setembro de até as 18 horas do dia 08 do mesmo mês, no site www.pss.pr.gov.br.

O candidato poderá realizar inscrição em até 2 (dois) municípios de um único NRE e em até 3 (três) funções diferentes em cada município, desde que possua os requisitos mínimos exigidos. No NRE Curitiba, setorizado por bairros, o candidato poderá optar por fazer inscrição em até 2 (dois) setores.

Para assistente administrativo é exigido ter o ensino médio completo e para auxiliar de serviços gerais ensino fundamental completo ou em curso. É necessário ter no mínimo 18 anos completos e no máximo 75 anos incompletos no momento da convocação para a comprovação de títulos.

Títulos
Vão contar para a pontuação dos candidatos além da escolaridade, o aperfeiçoamento profissional, como diplomas e certificados de cursos de capacitação, por exemplo, e o tempo de serviço. A classificação final deve ser divulgada após o dia 17 de setembro e, na sequência, haverá convocações diretamente pelos NREs – por ordem das listas de ampla concorrência, de pessoas negras e de pessoas com deficiência.