Wilson Matos recebe nesta quinta a Comenda Dom Jaime Luiz Coelho, conferida pela Câmara

  • A honraria máxima conferida pela Câmara Municipal de Maringá, a Comenda Dom Jaime Luiz Coelho, será entregue nesta quinta-feira, 26, ao reitor do Centro de Ensino Superior de Maringá (UniCesumar), professor Wilson de Matos Silva. Esta comenda só é conferida a pessoas que tenham se destacado por sua atuação em prol da coletividade nas áreas social, educacional e do desenvolvimento humano e que possuam pelo menos 50 anos de serviços prestados.

    A homenagem foi proposta pelo presidente da Câmara, Mário Hossokawa (Progressistas), e acontecerá em cerimônia reservada devido às medidas de prevenção ao coronavírus.

    O homenageado diz sentir-se privilegiado por contribuir diariamente para o crescimento de Maringá. “Aqui é o lugar que escolhi para criar meus filhos, ter a nossa família e ser feliz. Pois ser maringaense é mais do que morar na melhor cidade do país para se viver. É ter uma inquietude dentro do peito, pois é por este chão abençoado que o coração bate mais forte”, diz Matos.

    “Considerando estes 50 anos de serviços prestados em nossa comunidade, é difícil encontrarmos quem tanto fez por Maringá, que preencha estes requisitos com louvor e que ainda estejam em plena atividade”, diz o presidente da Câmara Municipal de Maringá, Mário Hossokawa.

    De acordo com Hossokawa, Matos tem participação fundamental nos principais acontecimentos de nossa cidade. “Em inúmeras atividades sociais, entidades, a presença nas obras da igreja, o empréstimo das estruturas do campus gratuitamente para atividades beneficentes, os projetos de extensão, Wilson de Matos Silva e a UniCesumar têm participação efetiva na vida dos maringaenses. A construção e a cessão do espaço para comando regional da Polícia Militar e a UBS Aclimação são as provas de que os maringaenses devem muito ao incessante trabalho da UniCesumar em nome de seu reitor”, completa.

    A Comenda Dom Jaime Luiz Coelho será entregue ao homenageado na quinta-feira, às 19 horas, em Sessão Solene a ser realizada no câmpus da univerdade.

     

    Sobre Wilson Matos

     

    Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Especialista em Cálculo Avançado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).
    Atuou como professor universitário de Matemática na Universidade Estadual de Maringá-PR (UEM) e na Universidade Paranaense (Unipar). Enquanto professor do ensino médio, lecionou matemática no Colégio Estadual Rodrigues Alves (Maringá-PR) e no Colégio Estadual em Santa Catarina.

    Fundou, além da própria UniCesumar, o Centro de Ensino Superior de Ariquemes-RO, atual Faculdades Integradas de Ariquemes (FIAR) e a Faculdade de Apucarana (FAP). No campo empresarial, foi Gerente Proprietário das Empresas SEDMAR Transportes Ltda., da Empresa MB Informática Ltda. e da Construtora Matos Carvalho Ltda..

    É atuante na sociedade civil organizada de Maringá, sendo membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (CODEM), do qual já ocupou a Presidência; Diretor da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM); Presidente do Centro de Inovação Tecnológica de Maringá (CIM); 1º Vice-Presidente da Agência Terra Roxa; ex-diretor da Sociedade Rural de Maringá – SRM e do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Noroeste do Estado do Paraná (SINEPE/NOPR).

    Em Brasília compõe a Diretoria da Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES), é Vice-Presidente da Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu) e membro do Conselho Deliberativo da Região V do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB).

    Durante duas Legislaturas (53ª e 54ª), como suplente assumiu uma cadeira no Senado Federal, exercendo a vaga na condição de titular por duas oportunidades (em 2007 e em 2014), apresentando 14 projetos de lei voltados à melhoria da educação no Brasil.

    Comentários estão fechados.