Wilson Matos recebe nesta quinta a Comenda Dom Jaime Luiz Coelho, conferida pela Câmara

25 de agosto de 2021
Wilson Matos
Em quase 60 anos de trabalho, Wilson Matos foi professor de escola pública, atuou em comércio, criou uma empresa de entregas e há 30 anos fundou o UniCesumar, hoje uma das maiores instituições particulares de ensino da América do Sul

A honraria máxima conferida pela Câmara Municipal de Maringá, a Comenda Dom Jaime Luiz Coelho, será entregue nesta quinta-feira, 26, ao reitor do Centro de Ensino Superior de Maringá (UniCesumar), professor Wilson de Matos Silva. Esta comenda só é conferida a pessoas que tenham se destacado por sua atuação em prol da coletividade nas áreas social, educacional e do desenvolvimento humano e que possuam pelo menos 50 anos de serviços prestados.

A homenagem foi proposta pelo presidente da Câmara, Mário Hossokawa (Progressistas), e acontecerá em cerimônia reservada devido às medidas de prevenção ao coronavírus.

O homenageado diz sentir-se privilegiado por contribuir diariamente para o crescimento de Maringá. “Aqui é o lugar que escolhi para criar meus filhos, ter a nossa família e ser feliz. Pois ser maringaense é mais do que morar na melhor cidade do país para se viver. É ter uma inquietude dentro do peito, pois é por este chão abençoado que o coração bate mais forte”, diz Matos.

“Considerando estes 50 anos de serviços prestados em nossa comunidade, é difícil encontrarmos quem tanto fez por Maringá, que preencha estes requisitos com louvor e que ainda estejam em plena atividade”, diz o presidente da Câmara Municipal de Maringá, Mário Hossokawa.

De acordo com Hossokawa, Matos tem participação fundamental nos principais acontecimentos de nossa cidade. “Em inúmeras atividades sociais, entidades, a presença nas obras da igreja, o empréstimo das estruturas do campus gratuitamente para atividades beneficentes, os projetos de extensão, Wilson de Matos Silva e a UniCesumar têm participação efetiva na vida dos maringaenses. A construção e a cessão do espaço para comando regional da Polícia Militar e a UBS Aclimação são as provas de que os maringaenses devem muito ao incessante trabalho da UniCesumar em nome de seu reitor”, completa.

A Comenda Dom Jaime Luiz Coelho será entregue ao homenageado na quinta-feira, às 19 horas, em Sessão Solene a ser realizada no câmpus da univerdade.

 

Sobre Wilson Matos

 

Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Especialista em Cálculo Avançado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Atuou como professor universitário de Matemática na Universidade Estadual de Maringá-PR (UEM) e na Universidade Paranaense (Unipar). Enquanto professor do ensino médio, lecionou matemática no Colégio Estadual Rodrigues Alves (Maringá-PR) e no Colégio Estadual em Santa Catarina.

Fundou, além da própria UniCesumar, o Centro de Ensino Superior de Ariquemes-RO, atual Faculdades Integradas de Ariquemes (FIAR) e a Faculdade de Apucarana (FAP). No campo empresarial, foi Gerente Proprietário das Empresas SEDMAR Transportes Ltda., da Empresa MB Informática Ltda. e da Construtora Matos Carvalho Ltda..

É atuante na sociedade civil organizada de Maringá, sendo membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (CODEM), do qual já ocupou a Presidência; Diretor da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM); Presidente do Centro de Inovação Tecnológica de Maringá (CIM); 1º Vice-Presidente da Agência Terra Roxa; ex-diretor da Sociedade Rural de Maringá – SRM e do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Noroeste do Estado do Paraná (SINEPE/NOPR).

Em Brasília compõe a Diretoria da Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES), é Vice-Presidente da Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu) e membro do Conselho Deliberativo da Região V do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB).

Durante duas Legislaturas (53ª e 54ª), como suplente assumiu uma cadeira no Senado Federal, exercendo a vaga na condição de titular por duas oportunidades (em 2007 e em 2014), apresentando 14 projetos de lei voltados à melhoria da educação no Brasil.