UEM lança protocolos de biossegurança

9 de agosto de 2021
Livretos digitais foram divulgados hoje (9), com o retorno das disciplinas práticas profissionalizantes da Saúde

Com o início do ano letivo 2021 a Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou dois livretos com os Protocolos de Biossegurança, um direcionado aos discentes e outro aos servidores da instituição.

O objetivo é oferecer orientações sobre o uso do espaço físico e quanto ao comportamento adequado de convivência nos ambientes, não só dentro do campus, mas também na vida em sociedade, visando a saúde e o bem-estar de todos.

Mesmo com o retorno às aulas ainda na modalidade Ensino Remoto Emergencial (ERE), conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão  (CEP), observou-se a necessidade da elaboração destes protocolos devido a retomada por parte dos alunos dos últimos da área da Saúde, nas disciplinas de práticas profissionalizantes presenciais, além da previsão de retomada das atividades administrativas num futuro próximo, em função da mudança do quadro pandêmico e respectivos decretos.

“As ações  foram planejadas cuidadosamente por nossos especialistas para garantir todos os cuidados aos alunos e servidores, nos preparando para, gradativamente, retornarmos às atividades presenciais em segurança” explica Ricardo Dias Silva, reitor em exercício.

Outra ação da UEM é quanto à elaboração de material gráfico e personalizado que será fixado em lugares estratégicos da universidade. Dentre esses materiais estão cartazes contendo, por exemplo, protocolos para uso dos banheiros e laboratórios.

Outra estratégia adotada pela universidade é a de indicar a capacidade máxima de pessoas permitidas nos ambientes universitários, além de expor informações com a orientação do que fazer caso alunos ou servidores identifiquem os sintomas da Covid-19.

O material pode ser acessado aqui.