Maringá pode ter segunda-feira com mínima de 0°C e geadas fracas

Pelas previsões do Instituto Simepar, Maringá terá as temperaturas mais baixas da região nesta segunda-feira e as geadas podem acontecer em todo o noroeste paranaense

Por: - 18 de julho de 2021
0°C
Simepar

Maringá pode ter nas próximas horas as mais baixas temperaturas do ano, com previsão de 0°C (zero grau) nas primeiras horas desta segunda-feira, 19.

De acordo com o Instituto Simepar, a temperatura mínima no município deve ser de zero grau e a máxima não passará de 17°C e Maringá será uma das cidades mais frias da região. Campo Mourão deve ter mínima de 1°C e máxima de 15°C, Paranavaí terá mínima de 1°C e máxima de 17°C.

Algumas região têm previsão de temperaturas abaixo de 0°C.  Guarapuava, Francisco Beltrão e Pato Branco esperam -2°C.

A temperatura vem caindo desde sábado a noite, chegou a 6°C nas primeiras horas do domingo e chega ao frio mais intenso na segunda-feira, devendo voltar a subir na terça.

Os meteorologistas do Simepar dizem que nesta segunda-feira, a massa de ar frio e seco avança pelas diversas regiões do Estado e, assim, as temperaturas apresentam uma queda brusca em todas as regiões com previsão de geada em grande parte do Estado. Nas regiões da metade sul, a previsão é de geada moderada a forte, entre o noroeste e norte, há previsão de geada fraca a moderada.

 

Alerta Geada emite comunicação à região cafeeira

IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater) e o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) alertam que há previsão de geadas na madrugada de segunda (19), terça (20) e quarta-feira (21) para toda a região cafeeira paranaense.

0°C

A recomendação para os plantios novos de café, com até seis meses de campo, é enterrar as mudas. Viveiros devem ser protegidos com várias camadas de cobertura plástica ou aquecimento, com a opção de adotar as duas práticas simultaneamente.

Nos dois casos — lavouras novas e viveiros —, a proteção deve ser retirada logo que a massa de ar frio se afastar e cessar o risco imediato de geada. Nas lavouras com idade entre seis meses e dois anos, a recomendação aos produtores é amontoar terra no tronco das plantas até o primeiro par de folhas. Essa proteção deve ser mantida até meados setembro, e depois retirada com as mãos.

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.