Maringá começa a vacinar o público em geral, por idade, nesta segunda-feira

Por: - 5 de junho de 2021
Francos de vacina para imunizar por faixa etária
O Paraná separou 137 mil doses para o início da vacinação do público em geral

Maringá inicia na próxima segunda-feira uma nova etapa de vacinação contra a covid-19, desta vez abrindo para o público em geral, aquele que não pertence a nenhum grupo prioritário. Essa nova etapa segue escalonamento por idade, no primeiro dia serão vacinadas as pessoas de 59 anos.

Na manhã deste sábado, o prefeito Ulisses Maia (PSD) e o secretário de Saúde, Marcelo Puzzi, se reuniram para discutir esta fase da campanha e ficou definido que neste domingo será iniciada a divulgação dos locais de votação para esse novo público.

Maringá já tem doses de vacina reservadas e ainda receberá um lote a ser encaminhado pelo governo do Estado ainda neste final de semana.

Segundo o prefeito, ficou definido que o escalonamento segue de forma decrescente, baixando a cada doa um ano da faixa etária. Assim, se na segunda-feira forem vacinadas pessoas com 59 anos, na terça estará aberto para quem tem 58, na quarta para os de 57 e assim por diante.

 

137 mil doses separadas

A vacinação do público em geral foi autorizada pela Secretaria de Estado da Saúde nesta semana e para isto o secretário Beto Preto afirmou que já estão separadas 137.533 doses de vacina, enviadas pelo Ministério da Saúde.

Ao mesmo tempo, tanto em Maringá quanto nos demais municípios paranaenses, será mantida a vacinação de grupos como idosos, pessoas com comorbidades ou de profissões consideradas essenciais, como Educação, Saúde, Segurança e outras.

Estado vai começar a vacinar também novas subdivisões dentro do grupo prioritário estabelecido pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). Serão encaminhados aos municípios doses para comunidades ribeirinhas (10.000), trabalhadores do sistema prisional (4.109), população privada de liberdade (61.465) e trabalhadores da assistência social (10.000).

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.