Agora, todos podem ser vacinados, mesmo fora dos grupos prioritários, anuncia Beto Preto

  • A partir desta quinta-feira, 3, mesmo sendo feriado de Corpus Christi, os municípios paranaenses podem iniciar a vacinação geral da população, sem a necessidade de que a pessoa faça parte de grupos prioritários. Todos podem ser vacinados.

    O anúncio foi feito nesta quarta-feira pelo secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, e comemorado no início da noite pelo prefeito de Maringá, Ulisses Maia, em suas redes sociais.

    De acordo com o secretário, os detalhes e a documentação do processo estão sendo ultimados com os secretários municipais de Saúde para que esta etapa da vacinação tenha toda transparência necessária.

    Secretário Beto Preto
    O secretário de Saúde Beto Preto diz que a vacinação fora dos grupos prioritários vai agilizar o processo Foto: Geraldo Bubniak/AEN

     

    Tudo precisa ter muita clareza em todas as instâncias da pactuação do Sistema Único de Saúde (SUS), diz Beto Preto, para evitar problemas futuros.

    Ele explicou a vacinação ocorrerá por faixas etárias, começando pelas pessoas de 59 anos, em seguida as de 58 e assim por diante até que toda a população paranaense esteja imunizada.

     

    Novos grupos prioritários

    Ao mesmo tempo, diz Beto Preto, “vamos manter a vacinação que está garantida para os grupos prioritários, os idosos, as pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente e que não tenham o BPC [Beneficio de Prestação Continuada], trabalhadores da Saúde, os da Educação, Segurança, Assistência Social”.

    Outros grupos devem ser incluídos entre os prioritários em breve, como é o caso dos professores de Educação Física, portuários, aeroportuários. Também deve ser ampliado o grupo da Educação.

    A Secretaria da Educação analisa solicitações de várias entidades que representam categorias profissionais apresentam argumentos para que seus membros sejam incluídos nos grupos que precisam ser vacinados.

    Aos poucos, segundo o secretário, essas solicitações vão sendo atendidas. No momento, devem ser incluídas nos grupos prioritários as categorias dos portuários e aeroportuários.

    Postagem no Facebook
    Postagem do prefeito Ulisses Maia nas redes sociais comemorando a abertura

    Comentários estão fechados.