Cidades da região de Maringá fecham até supermercados no feriado de Corpus Christi

Por: - 1 de junho de 2021
Comércio fechado na região de Maringá
O fechamento dos mercados é para evitar a circulaçao de pessoas e, consequentemente, do vírus

As 30 cidades da região de Maringá que fazem parte da Associação dos Municipios do Setentrião Paranaense (Amusep) não terão o funcionamento dos supermercados e das atividades não essenciais nesta quinta-feira, 3 de junho, feriado de Corpus Christi e nem no próximo domingo como alternativa para evitar a circulação do coronavírus.

A decisão foi tomada nesta terça-feira numa reunião em caráter emergencial dos prefeitos da Amusep, que mostraram preocupação diante do aumento de contágios, a circulação de novas cepas do coronavírus e, principalmente, pela ocupação de 100% dos leitos de UTI nos hospitais da região.

A reunião online contou também com a participação de técnicos, que esclareceram que todo o Estado deverá aproveitar o feriado para reduzir a circulação de pessoas, principalmente porque muitos municípios decretaram ponto facultativo na sexta-feira.

O presidente da Amusep e prefeito de Ângulo Rogério Aparecido Bernardo destaca que os prefeitos chegaram a um consenso. “Voltamos ao sinal de alerta máximo. A contaminação retomou um ritmo acelerado de diagnósticos positivos e de pessoas que perdem a vida vítimas do novo coronavírus. A taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 100%. Mais uma vez, temos que agir para alterar o cenário atual”, ressalta.

Em outras regiões do Paraná e mesmo do Brasil os municípios estão optando pelo fechamento do comércio e demais atividades no feriado de Corpus Christi.

 

Decreto Estadual

Na reunião virtual, que contou com a presença de representantes da maioria dos municípios da região, os prefeitos confirmaram que vão seguir o decreto do Governo do Estado, publicado no dia 25 de maio. Inclusive, no prazo de vigência que é 11 de junho. “Assim, conseguimos padronizar as medidas de restrições, com pequenas adaptações, de acordo com a realidade de cada localidade”, frisa Bernardo.

Confira o conjunto de medidas restritivas a serem adotadas nos municípios da Amusep:

 

De primeiro a 11 de junho

Toque de recolher: Das 20 até as 5 horas

Proibidas as atividades em chácaras de lazer, clubes sociais e quadras esportivas.

 

Feriado de Corpus Christi (3) e domingo (6)

Fechados – comércio, indústria e prestação de serviços

Abertos – farmácias, postos de combustíveis (apenas para abastecimento), revenda de gás de cozinha e padarias

Delivery – Bares, restaurantes e lanchonetes

 

De quinta-feira a domingo

Fechados – pesqueiros

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.