Prefeitura e Polícia Civil apreendem carnes em frigorífico clandestino

Produtos estavam armazenados de forma inadequada, eram manuseados sem condições de higiene, estavam vencidos e sem registro

  • Na manhã desta quarta-feira (28/4), um frigorífico clandestino foi alvo de uma operação realizada pela Vigilância Sanitária, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), o Procon e a Polícia Civil de Maringá. No estabelecimento foram flagrados procedimentos irregulares na conservação e comercialização de carnes.

    Entre os problemas encontrados, estão o armazenamento feito de forma inadequada, manuseio sem condições de higiene, produtos com data de validade vencida e sem registro. Situações que colocam a saúde do consumidor em risco. “Todos os produtos apreendidos vão para descarte, porque são impróprios para consumo. Não sabemos de onde veio e por onde passou. Não pode servir para alimentação”, justificou Samantha Cristina Bego, fiscal da Vigilância Sanitária.

    A operação ainda está em andamento para apreensão de todos produtos e materiais. A prefeitura já havia vistoriado o local e orientado sobre as normas sanitárias, após denúncia na Vigilância Sanitária. No local havia carnes de boi, peixe, frango, legumes e verduras. Os produtos estavam congelados, em cortes e embutidos.

    O proprietário do estabelecimento foi preso e encaminhado para a delegacia de Polícia Civil para registro da ocorrência. O local operava de maneira improvisada, sem documentação e foi interditado. Serão geradas e registradas multas da Vigilância Sanitária e do Procon nos próximos dias. O frigorífico clandestino funcionava em um sobrado no Parque Industrial, na PR-317, próximo à rotatória do posto Matsuda. O local foi interditado.

    Esta foi a segunda operação conjunta em pouco mais de um mês. No dia 18 de março, a Polícia Civil e a Prefeitura fizeram uma operação que resultou no indiciamento do proprietário e apreensão de medicamentos e alimentos em um estabelecimento clandestino no Jardim Higienópolis. A Vigilância Sanitária faz parte da Secretaria de Saúde e o SIM faz parte da Secretaria de Trabalho e Renda (SeTrab). Em caso de denúncias, o telefone é o 156.

    Comentários estão fechados.