Maringá receberá mais 10 mil doses de vacinas contra Covid-19

Os imunizantes fazem parte da 13ª remessa encaminhada pelo Ministério da Saúde ao Paraná

  • Maringá vai receber 10.040 doses de vacinas contra Covid-19 nesta sexta-feira (16/4). De acordo com informações da 15ª Regional de Saúde, são 610 doses da CoronaVac/Butantan  e 9.430 da AstraZeneca/Fiocruz. A estratégia de vacinação ainda não foi divulgada pela Secretaria de Saúde.

    No total, a 15ª Regional receberá 1.250 doses da CoronaVac e 18.220 da AstraZeneca. Os imunizantes fazem parte da 13ª remessa encaminhada pelo Ministério da Saúde ao Paraná.

    A Prefeitura de Maringá informou que aguarda informações como o horário de distribuição para organizar a estratégia de aplicação. Segundo o município, a quantidade de vacinas enviadas para Maringá tem sido baixa. A prefeitura dialoga com o Governo do Estado para que o Paraná receba mais imunizantes do Ministério da Saúde. O último lote recebido foi aplicado integralmente em um dia de campanha.

    O município afirmou que continua com as tratativas para adquirir vacinas por meio do Conectar, o consórcio da Frente Nacional de Prefeitos.

    Censo de profissionais da saúde que não receberam vacina contra Covid-19

    A Secretaria de Saúde e a 15ª Regional de Saúde se reuniram com representantes dos conselhos de diversos segmentos da saúde para discutir a vacinação dos profissionais do setor. Os conselhos se comprometeram a fazer um levantamento do número exato dos profissionais atuantes que ainda não receberam a vacina.

    Com a relação, a Prefeitura e a 15ª Regional vão reforçar o pedido ao Governo Federal para o envio de imunizantes de acordo com a realidade do município. A secretaria e a 15ª Regional estão, desde janeiro, dialogando com a Secretaria Estadual da Saúde e Ministério da Saúde buscando resolver uma diferença no número de profissionais entre os cadastros do Governo Federal e do município.

    O Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde do Ministério da Saúde aponta que Maringá tem 15 mil profissionais no setor. O CNES Maringá aponta 17 mil. Mas, diante do crescimento do setor, com diversos cursos como Medicina, Enfermagem, Odontologia e Biomedicina, entre outros, a Secretaria Municipal de Saúde estima que existam mais que 17 mil trabalhadores.

    Respeitando o escalonamento da vacinação, os trabalhadores da saúde estão sendo vacinados de acordo com a atuação na linha de frente da Covid-19 e pela idade. Pelo CNES do Ministério da Saúde, faltam apenas 3% de profissionais da saúde para serem vacinados. Assim, o Ministério deve enviar cerca de 450 doses para este público. Ou seja, vai faltar vacina para os profissionais de saúde ainda não imunizados.

    Com informações da Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Maringá 

    Comentários estão fechados.