As inscrições para o auxílio emergencial de Maringá começam no dia 26 de abril. A primeira fase será destinada exclusivamente para famílias inscritas no Programa Bolsa Família e no Cadastro Único, cuja renda por pessoa da família seja de até R$ 178. A inscrição pode ser feita até 3 de maio em formulário que será disponibilizado no site da prefeitura.
O benefício de R$ 600, destinado para pessoas em situação de vulnerabilidade social, será pago em três parcelas de R$ 200. No total, serão atendidas 9.287 pessoas com limite de uma por núcleo familiar.
A divulgação da relação dos beneficiários aprovados na primeira fase será divulgada a partir do dia 7 de maio e o pagamento da 1ª parcela ocorrerá no dia 14 de maio.
O pagamento será realizado por transferência bancária. A maioria das famílias, beneficiárias do Bolsa Família e Cadastro Único, já tem conta na Caixa Econômica Federal e receberá por esse banco. Os beneficiários que não têm conta na Caixa deverão indicar conta de sua titularidade para que o pagamento seja efetuado.
O cronograma da segunda fase, destinada para famílias de trabalhadores ambulantes do comércio informal que possuam cadastro no sistema de apoio ao comércio ou prestação de serviços ambulantes, será divulgado após o pagamento da primeira fase.
O benefício faz parte do pacote de medidas criado pela Prefeitura de Maringá para ajudar os maringaenses durante a pandemia do coronavírus. Além do auxílio emergencial, também foram aprovadas a criação do auxílio de R$ 1 mil em duas parcelas de R$ 500 para profissionais do setor de eventos e a suspensão emergencial de tributos e taxas municipais, como IPTU e ISS.
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