Maringá registra 10 novos casos de dengue, aponta boletim

No total, a cidade registra 91 casos da doença no período epidemiológico iniciado em agosto do ano passado

  • Maringá registrou 10 novos casos de dengue no boletim semanal divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde na terça-feira (9/3). Na semana passada, eram 81 confirmações. Com o novo informe, o número de casos subiu para 91 na cidade. Nenhuma morte foi registrada no período epidemiológico iniciado em agosto do ano passado.

    O Paraná confirmou 503 novos casos e duas mortes. No total, o Estado contabiliza 3.927 casos confirmados e nove mortes. São 36.658 notificações, 18.846 casos descartados e 9.333 em investigação. Veja os dados por município.

    As duas novas mortes registradas referem-se a uma mulher de 23 anos e um homem de 36 anos, ambos sem comorbidades e moradores de Paranaguá, no litoral do Estado. As duas mortes foram registradas no dia 18 e 24 de fevereiro, respectivamente.

    Entre os municípios paranaenses, 347 têm notificações para a dengue e 223 apresentam casos confirmados. O Paraná tem até o momento 59 cidades que apresentam incidência proporcional acima de 50 casos por 100 mil habitantes.

    “Embora a preocupação atual seja com a pandemia do novo coronavírus, não podemos descuidar dos demais agravos que infelizmente também levam nossos pacientes a óbito”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Beto Preto.

    Sintomas da dengue 

    A dengue se manifesta com a febre, de início abrupto, associada a dores de cabeça, dores musculares, nas articulações, atrás dos olhos e o surgimento de exantemas, que é a vermelhidão pelo corpo.

    Os sinais de alerta a dengue apontando evolução para quadros mais graves associa dores abdominais fortes e contínuas, vômitos, tonturas, sangramentos, queda no número de plaquetas, hipotensão, entre outros.

    Na dengue grave, podem surgir sangramentos severos, inclusive hemorragia digestiva, choques e formas de comprometimento neurológico, hepático e cardíaco.

    Comentários estão fechados.