PUC-PR recua e anuncia encerramento dos cursos presenciais em Maringá a partir de dezembro

Por: - 2 de março de 2021
PUC-PR
PUC-PR vai ofertar apenas cursos na modalidade Ead em Maringá / Reprodução

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) voltou atrás e anunciou que vai encerrar as atividades presenciais no câmpus de Maringá em dezembro. Incialmente, os cursos presenciais na cidade seriam suspensos a partir de agosto. O anúncio foi feito pelo vice-reitor da PUC-PR, Vidal Martins, em vídeo publicado no site da instituição.

“Em diálogo com os estudantes na semana passada, quando comunicamos as mudanças do câmpus Maringá, percebemos que se mantivéssemos a operação normal até o final deste ano poderíamos melhorar significativamente as condições de transição dos cursos presenciais para Londrina”, informou o vice-reitor no vídeo.

Na semana passada, a PUC-PR anunciou o encerramento dos cursos presenciais no câmpus de Maringá a partir de agosto. A instituição vai oferecer apenas cursos online na modalidade de Educação a Distância (EaD). Na quinta-feira (25/2), os estudantes protestaram contra a decisão da instituição.

A PUC-PR propôs para os alunos de direito, administração e psicologia, que estão com a graduação em andamento, a possibilidade de terminarem os cursos de forma presencial no câmpus de Londrina.

Além da transferência, os alunos também poderiam optar por fazer as aulas de forma online. Segundo a assessoria de imprensa da instituição, quem escolhesse pelo EaD pagaria mensalidade menor, já que o valores do ensino online são mais baixos.

Os alunos disseram que desejam continuar a graduação na PUC-PR, mas no câmpus de Maringá. Eles ressaltaram o tempo gasto até Londrina diariamente e as dificuldades para os graduandos em relação ao trabalho de conclusão de curso (TCC).

Para o vice-reitor da PUC-PR, Vidal Martins, a mudança traz benefícios para as atividades acadêmicas em andamento como os estágios, orientação de TCC e iniciação científica. “Teremos agora o dobro do tempo, um ano inteiro para encaminharmos todas as questões acadêmicas dos estudantes e a realocação dos professores e colaboradores. Continuaremos em diálogo conforme prometemos em nossas reuniões presenciais na semana passada.”

Em comunicado, a PUC-PR disse que a ideia é “tornar o câmpus Maringá um centro de EaD na região”. O objetivo é intensificar a oferta de ensino na modalidade online em Maringá, concentrando o presencial em Curitiba, Londrina e Toledo. A instituição continuará na cidade com a oferta de cursos de graduação online, como já acontece em Guarapuava, Cascavel e Ponta Grossa.

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.