Maringá começa vacinação de idosos com mais de 90 anos nesta terça-feira (9/2)

A 15ª Regional de Saúde recebeu 5.660 doses da vacina CoronaVac, o que vai permitir o início da vacinação nessa faixa etária

  • Maringá vai iniciar a vacinação contra Covid-19 em idosos com mais de 90 anos nesta terça-feira (9/2). A aplicação das doses será em três locais: Sala de Vacina da Secretaria de Saúde, das 8h às 17h e nas Unidades Básicas de Saúde Iguaçu e Quebec, das 8h às 15h. Para se vacinar é necessário levar documento pessoal com foto.

    A 15ª Regional de Saúde de Maringá recebeu 5.660 doses da vacina CoronaVac, o que vai permitir o início da vacinação nessa faixa etária. De acordo com o diretor da 15ª Regional de Saúde, Ederlei Alkamim, do total de vacinas recebidas, 1.130 doses são para os trabalhadores de saúde de Maringá e 4.530 doses para os idosos acima de 90 anos dos municípios que fazem parte da regional.

    Somente para Maringá, são 2.180 doses para os idosos. Segundo ele, o quantitativo é suficiente para imunizar toda a população nessa faixa etária.

    A Secretaria de Saúde de Maringá segue com a vacinação de trabalhadores de saúde com mais de 60 anos nesta segunda-feira (8/2). A partir de terça-feira, os profissionais também podem se vacinar nas Unidades Básicas de Saúde Iguaçu e Quebec.

    A campanha de vacinação contra a Covid-19 começou em 19 de janeiro em Maringá. A estratégia de imunização segue as diretrizes do Ministério da Saúde e dos planos estadual e municipal de vacinação. Na primeira fase, são contemplados os idosos e profissionais das instituições de longa permanência e trabalhadores da saúde. Na segunda fase, que começa nesta terça-feira, serão vacinados os idosos em geral.

    O Governo do Estado distribuiu 71.990 doses aos municípios. Desse total, serão 55.430 doses destinadas a idosos desta faixa etária e 16.560 para seguir o processo de proteção aos profissionais da saúde. A população paranaense com mais de 90 anos é estimada pelo Governo Federal em 50.889 pessoas.

    Os imunizantes são parte do quarto lote, com um total de 147.200 doses, encaminhado ao Paraná neste fim de semana pelo Ministério da Saúde. Como são necessárias duas doses em um intervalo entre 14 e 28 dias, a outra parte das vacinas, com 75.210 doses, ficará reservada no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), para garantir a aplicação da segunda dose.

    Com essa quarta remessa de vacinas, o Paraná recebeu até agora 538.900 doses. No total, foram três remessas do imunizante produzido pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, somando 452.400 doses, e 86.500 do imunizante elaborado pela Universidade de Oxford em conjunto com o Laboratório AstraZeneca/Fiocruz.

    Entenda como será a vacinação

    Segunda-feira (8/2)

    Quem: Trabalhadores de saúde com mais de 60 anos (contempla os trabalhadores dos serviços ambulatoriais e hospitalares, atuantes em farmácias, em sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados (Covid-19), cuidadores domiciliares, doulas, e trabalhadores atuantes em áreas administrativas, inclusive da gerência e gestão da saúde, trabalhadores de serviços ambulatoriais e hospitalares, públicos e privados, que se encontram em teletrabalho devido pandemia).

    Local de vacinação:

    Sala de Vacina da Secretaria de Saúde
    Endereço: Avenida Prudente de Morais, 885

    Horário: 8h às 17h

    O que levar: Documento pessoal com foto, carteira do Conselho de Classe (CRM, CRO, COREN, CREFITO, CRF, entre outros). Os profissionais que não têm registro em conselhos de classe, precisam levar carteira de trabalho ou contrato com o registro de emprego.

    A partir de terça-feira (9/2)

    Quem: Trabalhadores de saúde com mais de 60 anos

    Locais de vacinação e horários:

    • Sala de Vacina da Secretaria de Saúde, das 8h às 17h
      Endereço: Avenida Prudente de Morais, 885
    • Unidade Básica de Saúde Iguaçu, das 8h às 15h
      Endereço: Avenida Nildo Ribeiro da Rocha, 528
    • Unidade Básica de Saúde Quebec, das 8h às 15h
      Endereço: Rua Letícia de Paula Molinari, s/n

    O que levar: documento pessoal com foto, carteira do Conselho de Classe (CRM, CRO, COREN, CREFITO, CRF, entre outros). Os profissionais que não têm registro em conselhos de classe, precisam levar carteira de trabalho ou contrato com o registro de emprego. Os idosos devem levar documento com foto.

    Quem: idosos acima de 90 anos

    Locais de vacinação e horários:

    • Sala de Vacina da Secretaria de Saúde, das 8h às 17h
      Endereço: Avenida Prudente de Morais, 885
    • Unidade Básica de Saúde Iguaçu, das 8h às 15h
      Endereço: Avenida Nildo Ribeiro da Rocha, 528
    • Unidade Básica de Saúde Quebec, das 8h às 15h
      Endereço: Rua Letícia de Paula Molinari, s/n

    O que levar: documento pessoal com foto.

    Comentários estão fechados.