Pais de alunos de escolas privadas solicitam retomada das atividades educacionais de forma facultativa

Compartilhar

Em Maringá, pais de alunos de escolas particulares formaram grupo de, aproximadamente, 200 pessoas, para apoiarem a retomada das atividades escolares e abertura de espaços públicos.

A porta-voz do movimento e mãe de duas crianças, Vanessa Bellei, conta que os filhos de alguns dos participantes estão apresentando sintomas depressivos e de ansiedade.

“Eu me solidarizo com aquelas mães que estão trabalhando o dia inteiro e moram em apartamento, e conversando com outras mães, elas relatando que os filhos estão começando a ter algumas questões emocionais, questões psicológicas ou quadros depressivos de ansiedade, porque, afinal, já estão há seis meses isolados dentro de casa.”

A mãe explica que se sentiu “excluída” a partir da flexibilização do comércio e critica a falta de especificações nos decretos emitidos pela Prefeitura de Maringá.

Segundo Vanessa, o objetivo é reunir o grupo de pais junto ao prefeito Ulisses Maia para possam discutir a retomada de atividades de forma a contribuir com o cotidiano ativo das crianças maringaenses, incluindo o retorno das aulas em escolas privadas.

Além disso, Vanessa Bellei questiona o porquê da falta de permissão das escolas particulares de retomarem as atividades educacionais de forma gradual. Segundo ela, as famílias que participam do grupo “pedem muito é a opção de escolha”.

“Na prática, as crianças estão na rua brincando juntas. Eu acho que está faltando uma clareza maior nos decretos e uma regulamentação um pouco melhor, porque está tendo aglomeração. Os shoppings, por exemplo, estão abertos, o comércio está aberto, são locais fechados e as crianças estão entrando. Mas em locais abertos, públicos, não tem nada muito oficial.”

Até o momento da entrevista, o grupo continuava à espera do retorno da Prefeitura de Maringá em relação à reunião com os pais, que também pretendem realizar ações e manifestações sobre o assunto.


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas