Filhote de onça parda recém-nascido é encontrado em Loanda. Felino foi levado para centro de recuperação. Veja o vídeo do pequeno

Por: - 21 de setembro de 2020
Filhote de onça é encontrado em Loanda ainda com o cordão umbilical / Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde

Neste domingo (20/9), um filhote de onça parda foi encontrado por um morador da região de Loanda, a cerca de 150 Km de Maringá. A Polícia Ambiental foi chamada e o animal silvestre, que ainda estava com o cordão umbilical, foi levado para se recuperar na Fazenda Green Farm, em Itaquiraí, no Mato Grosso do Sul.

“Tratava-se de um filhote recém nascido que não possuía ferimentos. Após orientação de um biólogo do Instituto Água e Terra, o animal foi encaminhado para avaliação veterinária na fazenda Green Farm no estado do Mato Grosso do Sul”, informou a nota da Polícia Ambiental sobre o caso.

Segundo o Tenente Namur, que foi recolher o filhote de onça parda, tem sido muito comum o aparecimento de animais silvestres na região noroeste. Ele explica que as ocorrências são resultado das mudanças climáticas, de crimes de caça e do desmatamento, que provocam desiquilíbrio na cadeia alimentar e que faz com que os animais precise sair do habitat natural à procura de alimentos.

“Essa semana, nós tivemos aqui em Pérola, o caso de uma lontra, que apareceu em uma casa. Tem sido comum”, conta o tenente.

Além disso, o tenente diz não haver riscos para a população. “O interessante é não mexer no animal, não retirar ele do local e sempre fazer o contato com a equipe especializada, que seria do IAT e da Polícia Ambiental”.

Namur complementa: “se avistar em uma área rural e ver que está sozinho, pode fazer um contato para pedir uma orientação, tanto do IAT, que é o Instituto Água e Terra, ou da Polícia Militar Ambiental da região. Caso esteja em uma residência, tem que procurar não interferir diretamente ao animal. Se for dentro de uma casa, deixe as portas abertas, aguarde e faça o contato com as instituições devidas. Caso o animal esteja em um terreno, às vezes em cima de uma árvore, aguarde. Às vezes, esse animal esta esperando baixar um pouco luminosidade para retornar a mata”.

Veja abaixo o vídeo do filhote de onça recém-nascido localizado perto de Loanda.

 

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.