Ranking inglês mantém a UEM entre as melhores instituições do Paraná e do Brasil

A Universidade de Maringá se manteve entre as oito melhores instituições estaduais públicas de ensino superior do Brasil

  • A Universidade Estadual de Maringá (UEM) é uma das sete instituições de ensino superior do Paraná ranqueadas no levantamento divulgado nesta quarta-feira (2/9) pela Times Higher Education, prestigiada publicação britânica. A UEM se manteve na lista das melhores instituições do Paraná e do Brasil. Segundo o World University Rankings, que avaliou mais de 1.500 universidades em 93 países, a UEM repetiu a posição 1001+, que vem registrando desde 2018.

    No cenário brasileiro, a Universidade de Maringá se manteve entre as oito melhores instituições estaduais públicas de ensino superior.

    O professor e pesquisador Bruno Montanari Razza, chefe da Divisão de Planos
    e Informações da Pró-Reitoria de Planejamento, explica que o ranking é
    elaborado a partir de indicadores que medem o desempenho de cada
    instituição.

    “Basicamente, são cinco critérios de análise, sendo que a UEM
    registrou um desempenho melhor em quatro destes critérios, em relação ao
    ranking anterior”, diz.

    O crescimento foi sentido nas áreas de ensino, pesquisa, internacionalização e
    volume de citações.

    No critério que engloba investimentos e recursos financeiros a pontuação foi menor na comparação com o último ranking. Razza argumenta que a redução no orçamento da UEM foi um fator decisivo, somado à desvalorização do real frente ao dólar.

    No Paraná, foram ranqueadas, além da UEM, a Universidade Federal, a Universidade Tecnológica Federal, a Pontifícia Universidade Católica e as universidades estaduais de Londrina, Ponta Grossa e do Oeste. Todas na mesma posição: 1001+.

    Razza informa que os derivados do World University Rankings, como as melhores universidades da América Latina e Universidades Jovens serão lançados posteriormente.

    Segundo o ranking, as três melhores instituições do mundo são, pela ordem, a University of Oxford, Stanford University e Harvard University.

    No Brasil, a USP (Universidade de São Paulo) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) lideram o ranking, na primeira e segunda posição, respectivamente.

    Comentários estão fechados.