Ranking inglês elege a UEM como a oitava melhor universidade estadual brasileira. É a 36ª no Brasil

A instituição ficou classificada na 36ª posição nacionalmente e na América Latina alcançou a 90ª colocação

  • Publicado pela revista inglesa Times Higher Education, o “World University Rankings (The Wur)” de 2019, divulgado nesta quarta-feira (11/9), coloca a Universidade Estadual de Maringá (UEM) como a oitava melhor universidade estadual brasileira.

    Entre as mais de 1.800 instituições de ensino superior avaliadas em todo o mundo e da 1.400 classificadas, a UEM ocupa a posição 1001.

    Na UEM, o destaque ficou na relação com a indústria, que mede a capacidade da universidade criar inovações e invenções para o setor produtivo.

    A categoria indica o grau de intenção das empresas em pagar por pesquisas e a capacidade de uma universidade atrair financiamentos. A instituição ficou classificada na 36ª posição nacionalmente e na América Latina alcançou a 90ª colocação.

    Em termos mundiais, o levantamento fez a análise de 12,8 milhões de publicações (base Elsevier) e de 77,4 milhões de citações (nos últimos 5 anos).

    Das 200 melhores classificadas, 60 são dos Estados Unidos, 28 do Reino Unido, 23 da Alemanha, 11 da Austrália, 11 da Holanda, 7 da China, Canadá e Suíça, 6 da Coreia, 5 da França, 2 da Finlândia, Japão, Singapura, África do Sul, Espanha, e 1 da Áustria, Israel, Nova Zelândia, Noruega, Irlanda, Rússia e de Taiwan.

    As cinco melhores instituições do mundo são a Oxford, a California Institute of Technology, a University of Cambridge, a Standford University e a Massachusets Institute of Technology.

    No Brasil, as cinco mais bem posicionadas são, pela ordem, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

    Comentários estão fechados.