Ao menos oito estudantes de Maringá vencem primeira fase da Olimpíada Nacional de Ciências

Por: - 24 de agosto de 2020
Devido à pandemia, estudantes realizaram provas da Olimpíadas em suas casas / Divulgação

Sete estudantes do ensino médio do Colégio Marista de Maringá e um do ensino fundamental anos finais venceram a primeira fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), que aconteceu nos dias 6 e 7 de agosto.

Eles partem agora para a disputa da segunda etapa, que ainda vai ser agendada. Em 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus, a primeira fase da Olimpíada Nacional de Ciências aconteceu de forma remota, 100% online, por motivos de segurança e para preservar as famílias brasileiras.

Apesar de todos os percalços, mais de 2 milhões de estudantes, de todos os estados do Brasil, se inscreveram para participar da competição.

Segundo a organização do evento, o grande desafio de 2020 foi disponibilizar infraestrutura que comportasse o grande volume de acessos. Houve picos de até 30 mil alunos realizando a prova simultaneamente. “Estamos muito orgulhosos do desempenho dos alunos. Mesmo em uma época tão desafiadora, eles obtiveram ótimos resultados”, disse a coordenadora do ensino médio do Colégio Marista de Maringá, Lucinéia Aparecida Jorge Sgorlon Zavatini.

Promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), a Olimpíada Nacional de Ciências constitui um programa da Associação Brasileira de Química (ABQ), Departamento de História da UNICAMP, Instituto Butantã, Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Sociedade Brasileira de Física (SBF).

O objetivo da competição é despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais, aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições do ensino médio e do ensino fundamental e identificar estudantes talentosos, incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, nas universidades ou setores produtivos.

Os vencedores da olimpíada receberão medalhas que serão entregues em cerimônia a ser realizada em Brasília.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.