Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM promove palestras online

Tema central da palestras será os conhecimentos de ciência, arte, filosofia e religiões na formação para a cidadania

  • O Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá (Mudi/UEM), em conjunto com a Associação de Amigos do Mudi (Amudi), promove um novo cronograma de atividades até 30 de outubro. As palestras serão online com exibição no Canal dos Amigos do Mudi.

    O tema central será os conhecimentos de ciência, arte, filosofia e religiões na formação para a cidadania. A inscrição é gratuita e pode ser feita por meio de um formulário online (acesse o formulário aqui). O cronograma, que está passando por modificações, será informado por meio dos emails cadastrados no formulário de inscrição do evento. 

    Para o coordenador do Museu e professor do Departamento de Ciências Morfofisiológicas da Universidade Estadual de Maringá (DCM/UEM), Marcílio Hubner de Miranda Neto, o objetivo desse novo ciclo é debater temas que reúnam as bases vitais da cultura humana.

    A próxima palestra com cronograma confirmado é “Efeito Inverno Triste e Depressão Sazonal; Será que eu tenho isso?!”. A palestra será ministrada pelo professor Marcílio Hubner, na próxima quarta-feira (26/8), às 20h, no Canal do Amudi.

    No dia 14 de setembro, às 19h30, será realizada mesa redonda sobre “O que fazer para sincronizar os ritmos biológicos com as atividades remotas em com as demandas de casa, do trabalho, das escolas e das universidades?”, com a participação dos professores Débora de Mello, Marcílio Hubner, Isabel Chagas e Marcelo Henrique Galdioli.

    Cinco atividades, sem data até o momento, estão confirmadas. Confira quais são:

    • “Arte, Religiões, Filosofia e Ciência enquanto pilares de sustentação da Cultura Humana”, ministrada pelo professor Marcílio Hubner de Miranda Neto da UEM, em conjunto com o Grupo Abaecatu;
    • “As Religiões de Origem Abraâmicas”, com a professora Débora de Mello Gonçales Sant’Ana da UEM;
    • “Espiritismo, o atual estado da arte frente às questões morais e doutrinárias”, ministrada pela professora Jussara Rocha Ferreira da UNB;
    • “As Religiões Afrobrasileiras”, com a professora Vanda Serafin da UEM;
    • “A Ética do Gênero Humano”, com a professora Jussara Rocha Ferreira da UNB.

    O ciclo de palestras começou em 12 de agosto com a palestra “O retorno às aulas e a necessidade de ressincronização dos ritmos biológicos”, ministrada pelo professor Marcílio e a professora do Departamento de Ciências Morfológicas e pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM, Débora de Mello Gonçales Sant’Ana.

    No dia 14 de agosto, foi ministrada a palestra “Ciência e consciência no combate à pandemia”, apresentada por de quatro professores doutores que fazem parte do Grupo de Estudo de Evidências Científicas em Covid-19, da UEM.

    Comentários estão fechados.