Bancário, Luiz Carlos Pereira, assume vaga de vereador deixada por Chico Caiana

Polêmicas rodeiam a posse do bancário como vereador. Maria Isabel pode lutar na justiça por cargo

  • Segundo informações da Câmara Municipal de Maringá o ex-vereador e dirigente do Sindicato dos Bancários de Maringá, Luiz Carlos Pereira (PP), será empossado como vereador na terça-feira (4/8). A cerimônia acontece as 9h30 e  será a primeira sessão ordinária do segundo semestre do ano.

    Pereira vai ocupar a cadeira de Chico Caiana (PTB), que morreu na quarta (29/7) devido às conseqüências de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O vereador sofreu uma parada cardiorrespiratória enquanto estava internado no Hospital Universitário e não resistiu.

    Antes de se filiar ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Pereira atuou como vereador entre 2013 e 2016, pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC).

    O suplente já substituiu Caiana em outras ocasiões, como em 2018, quando o vereador se licenciou para auxiliar o PTB na campanha eleitoral. Pereira foi o décimo-oitavo colocado na eleição para o Legislativo, na época, ele obteve 2.235 votos, o que rendeu o posto de primeiro suplente pelo PTB.

    Polêmica envolve posse de bancário como vereador suplente do PTB

    Durante o período de janela eleitoral, quando é permitido por lei que vereadores troquem de partido, Pereira se filiou ao Partido Progressista (PP) com intuito de participar das futuras eleições, em novembro deste ano.

    O mesmo aconteceu com o segundo e terceiro suplentes do PTB, respectivamente, Da Silva, com1.852 votos, e Pastor Sandro, com 1.709, que também mudaram de partido durante a janela eleitoral, migrando para o Partido Social Liberal (PSL).

    A quarta suplente do PTB seria a ex-vereadora Márcia Socreppa, que faleceu em 2017 após sofres encefalite. Na época a parlamentar lutava contra um câncer.

    Com os quatro primeiros suplentes fora do partido, PTB, surgiu a dúvida se a cadeira não deveria ser ocupada pela quinta suplente do partido, Maria Isabel Nogueira. A suplente foi a quinta mais votada do partido, do qual ainda permanece filiada desde 2015.

    As duvidas de quem de fato deveria assumir a vaga de vereador foram tantas que levou a Câmara de Maringá a questionar oficialmente a Justiça Eleitoral quem deveria assumir a vaga.

    Segundo comunicado da 66ª Zona Eleitoral de Maringá, assinado pela juíza Roberta Carmem Scramim de Freitas, Pereira é o primeiro suplente do PTB, da eleição de 2016, e deveria assumir a vaga.

    Informações apuradas pelo jornalista Ângelo Rigon revelam que Maria Isabel pode requerer a vaga na Justiça. A quinta suplente que pode se tornar vereadora, pelo menos até o final do ano, recebeu 915 votos e era coordenadora das academias da terceira idade, na Secretaria de Esporte e Lazer, durante a gestão Carlos Roberto Pupin.

    Comentários estão fechados.