Prefeitura de Maringá cancela Dia D de vacinação contra a gripe. Campanha aconteceria no sábado

Por: - 6 de maio de 2020
Apesar do cancelamento do Dia D de vacinação contra a gripe, a 3ª fase da campanha começa na segunda-feira (11/5)/ Foto: Divulgação

Em acordo com decisão do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Maringá comunicou o cancelamento do Dia D de vacinação contra a gripe. A campanha aconteceria neste sábado (9/5). A decisão do governo federal levou em consideração os riscos de aglomeração, e a atual situação que o país se encontra no avanço do coronavírus.

Apesar do cancelamento do evento de mobilização nacional, a coordenadora de Imunobiológicos da Secretaria de Saúde de Maringá, Edilene Goes, explica que a campanha de vacinação contra a influenza continua.

“A única coisa que foi cancelada é o Dia D de vacinação. O evento aconteceria no sábado onde as 25 Unidades Básicas de Saúde funcionariam das 8h as 17h para vacinar principalmente as crianças. De resto, as outras atividades de vacinação marcadas estão mantidas”, explica a coordenadora.

A 3ª fase da campanha de vacinação, que deveria começar neste sábado (9/5), foi remanejada entre 11 e 17 de março. Nesta nova fase que começa segunda-feira (11/6), serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, mulheres que deram à luz em um prazo de até 45 dias e pessoas com deficiência.

A segunda etapa da 3ª fase começa no dia 18 de maio e segue até 5 de junho. Nesta fase, receberão as doses adultos entre 55 e 59 anos e professores das escolas públicas e privadas.

A respeito da quantidade de doses da vacina disponíveis, que acabou durante a primeira fase da vacinação, Edilene conta que a cidade está recebendo o material em pequenos lotes do governo federal.

A vacina protege contra os vírus influenza A, H1N1 e H3N2, e Influenza B. A importância de tomar a vacina é de que com a aproximação do inverno, essas doenças acabam sendo mais frequentes na população.

Em tempos de uma crise pandêmica, como ocorre atualmente com a Covid-19, uma campanha como a de prevenção contra a gripe não só diminui a incidência de casos de influenza, como também facilita no diagnóstico do coronavírus e diminui a ocupação dos leitos hospitalares.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.