Maringá confirma dois óbitos por coronavírus. Há mais duas mortes em investigação

Os casos são de um homem 84 anos e de uma mulher com 54 anos

  • O secretário de Saúde, Jair Biatto, confirmou na tarde desta sexta-feira (27/3) o registro de dois óbitos por coronavírus.

    Os casos são de um homem 84 anos, que tinha hipertensão e não tinha histórico de viagem e de uma mulher de 54 anos, com início dos sintomas em 14 de março, que era diabética, hipertensa e tinha histórico de viagem dentro do país.

    Biatto também afirmou que há mais duas suspeitas de óbitos por coronavírus que aguardam os resultados de exames.

    Há também mais cinco casos confirmados na cidade. Dois pacientes tiveram alta do isolamento familiar e voltaram ao convívio social e três pacientes que permanecem em isolamento domiciliar.

    Sobre casos suspeitos atendidos em unidades hospitalares, o secretário afirmou que há “18 pacientes em enfermarias e temos 13 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em Maringá”, disse.

    Em relação às crianças, Biatto afirmou que há “19 crianças internadas, 14 em enfermarias e 5 em UTIs”, afirmou.

    “Temos muitos desafios, mas tenho a certeza que o município tomou a decisão correta, no momento certo para combater o coronavírus”, afirmou o secretário.

    Segundo Biatto, há pacientes com suspeita do coronavírus em todos os hospitais que atendem a Maringá e garantiu que os boletins diários vão manter a população informada.

    Outra preocupação demonstrada pelo secretário, que defende a manutenção das medidas de isolamento social é a sobreposição de doenças nesse período do ano. “A H1N1 existe, não deixou de existir. Temos a dengue e o coronavírus. Não queremos comparar com Itália, Alemanha. Tomamos decisões baseados na nossa realidade municipal”, afirmou.

    O secretário de Saúde destacou que a cidade criou um órgão específico para acompanhar a pandemia, desde o dia 13 de março e que todas as medidas foram adotadas com critérios técnicos.

    O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, também falou sobre os óbitos por coronavírus em Maringá na apresentação do boletim estadual sobre a doença desta sexta-feira (27/3).

    https://www.facebook.com/saudepr/videos/260486418285586/

    Ao final da entrevista, Biatto afirmou que “tudo que fizermos antes de uma pandemia vai ser alarmista. E em tudo que fizermos depois dela, vamos ser cobrados, por ser insuficiente. Nossa equipe trabalha dia e noite há 14 dias para a tomada de decisões”.

    Veja abaixo a entrevista completa concedida pelo secretário de Saúde, Jair Biatto, que confirmou os óbitos por coronavírus em Maringá.

    https://www.facebook.com/prefeiturademaringa/videos/226223538497882/

    • Reportagem atualizada às 18h20 desta sexta-feira (27/3) com a inclusão do vídeo do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. 

    Comentários estão fechados.