Após pronunciamento de Bolsonaro, Ulisses Maia diz que vai manter medidas de combate ao coronavírus

Prefeito foi questionado pelos seguidores nas redes sociais após o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro

  • O prefeito Ulisses Maia (PDT) disse pelas redes sociais que vai manter as medidas implantadas na cidade para combate do coronavírus. A informação veio após questionamentos dos seguidores sobre o posicionamento da prefeitura mediante o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro na noite de terça-feira (24/3).

    Em cadeia obrigatória de rádio e TV, o presidente minimizou os riscos da doença, voltou a falar em “gripezinha” e criticou autoridades e a mídia. “Devemos, sim, voltar à normalidade. Algumas poucas autoridades estaduais e municipais devem abandonar o conceito de terra arrasada, a proibição de transportes, o fechamento do comércio e o confinamento em massa”, disse.

    Questionado pelos seguidores se pretendia alterar alguma medida após o pronunciamento do presidente, Ulisses Maia respondeu que não vai voltar atrás. “Sigo com a convicção de que as medidas que implementamos são corretas e vão nos ajudar no combate ao coronavírus”, escreveu.

    Em outra postagem, Maia afirmou que as decisões foram tomadas com embasamento técnico. “Nós seguimos o que deu certo no mundo: o isolamento social. A principal medida para preservar vidas”, publicou.

    Em Maringá, a prefeitura decretou estado de emergência em 18 de março e determinou o fechamento do comércio, com permissão de funcionamento apenas de supermercados e farmácias. O transporte intermunicipal é restrito para profissionais de serviços essenciais como saúde, segurança e alimentação.

    Na segunda-feira (23/3), a prefeitura decretou toque de recolher das 21h às 5h da manhã do dia seguinte.

    Boletim divulgado pela Secretaria de Saúde na terça-feira confirmou quatro casos de coronavírus em Maringá. Há 51 casos em investigação no município. Destes pacientes, 42 estão em isolamento domiciliar e nove permanecem internados. O número de casos descartados aumentou para 13.

    A assessoria de imprensa do Governo do Paraná informou que o Estado manterá o planejamento e as medidas de enfrentamento à pandemia do coronavírus. Entre os deputados federais eleitos por Maringá, apenas Enio Verri (PT) e Sargento Fahur (PSD) se posicionaram nas redes sociais após o pronunciamento do presidente.

    Fahur não citou o nome de Bolsonaro, mas seguiu a linha de pensamento do presidente. “Temos que tomar os cuidados necessários, sempre atentos às recomendações das autoridades, mas o pânico e a histeria são inimigos mortais. Calma. Vai passar. Já superamos o PT, e vamos superar mais essa”, publicou no Twitter.

    De outro lado, Enio Verri criticou o pronunciamento e chamou Bolsonaro de “irresponsável”. “O discurso que fez hoje à noite é extremamente grave, pois contraria cientistas de todo o mundo e até as orientações dadas pelo Ministério da Saúde. Ao defender a flexibilização do confinamento social, expõe ao risco de morte milhares de brasileiros. Não está a altura do cargo que ocupa”, escreveu.

    Amusep pede que as pessoas permaneçam em casa

    Na manhã desta quarta-feira (25/3), a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) que reúne prefeitos de 30 municípios, incluindo Maringá, divulgou nota. O texto assinado pelo presidente da Amusep e prefeito de Mandaguari, Romualdo Batista, pede que as pessoas permaneçam em casa e mantenham o isolamento social.

    “É com o respaldo das recomendações dos especialistas da região da Amusep, ratificada pela principal entidade de infectologia do Brasil, que solicitamos à população da nossa região, que permaneça em isolamento e saiam de suas residências, em casos, extremamente, necessários“, pediu a associação em nota.

    A Amusep foi a primeira associação de municípios do país a decretar estado de emergência, com fechamento do comércio e restrição de circulação de pessoas nas ruas de todas as 30 cidades.

    • Reportagem atualizada na quarta-feira (25/3), às 13h57, com o posicionamento da assessoria de imprensa do Governo do Paraná que informou que o Estado vai manter as medidas de prevenção do coronavírus.

    Comentários estão fechados.