MPF abre processo seletivo para estudantes de Direito em Maringá. Inscrições terminam em 16 de março

Candidatos da graduação em Direito vão fazer prova objetiva e discursiva

  • O Ministério Público Federal no Paraná (MPF/PR) abriu inscrições para o primeiro processo seletivo de 2020 para contratação de estagiários. Em Maringá, podem se inscrever estudantes da graduação em Direito matriculados em uma das instituições conveniadas.

    Não há quantidade de vagas definidas, já que o processo se destina a formação de cadastro de reserva. Apesar disso, em Maringá, o edital prevê que podem ser corrigidas até 24 provas.

    Podem concorrer às vagas os estudantes que tenham concluído, no ato da contratação, pelo menos o 2º ano ou o 4º semestre do curso superior para candidatos de cursos com duração de dez semestres ou cinco anos, como é o caso da graduação em Direito.

    Além de Maringá, há oportunidades para a Procuradoria da República no Paraná (PR/PR), em Curitiba, e para as unidades do MPF em Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guaíra, Guarapuava, Londrina, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama.

    Em Maringá, as oportunidades são apenas para estudantes de Direito. Para a Procuradoria da República no Estado do Paraná em Curitiba, por exemplo, há vagas para outros cursos como Engenharia Civil, Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda) e Organizacional, Informática e outros.

    Os estudantes interessados em participar do processo seletivo deverão, inicialmente, realizar a pré-inscrição preenchendo a ficha de inscrição para estágio, disponibilizada no site da Procuradoria da República no Estado do Paraná até as 16h do dia 16 de março.

    Para confirmar a inscrição, os interessados precisam comparecer na sede administrativa das unidades participantes do processo seletivo, das 12h às 18h, até dia 16 de março, com a documentação exigida. Não há taxa de inscrição.

    Para os candidatos dos cursos de graduação em Direito, o processo seletivo consiste na aplicação de prova objetiva, com 30 questões de múltipla escolha, e de prova discursiva, com 1 questão. Todas as questões abordam conhecimentos específicos e são elaboradas de acordo com o conteúdo apresentado no edital.

    O candidato que não obtiver rendimento igual ou superior a 30% na prova objetiva e 30% na prova discursiva estará automaticamente eliminado. O processo seletivo terá validade de seis meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

    Há reserva de 10% das vagas que surgirem durante a validade do processo seletivo aos estudantes com deficiência que, no momento da pré-inscrição, declararem tal condição. Também há reserva de mais 10% das vagas para as pessoas que se declararem participantes do Sistema de Cotas para Minorias Étnico-Raciais.

    A jornada semanal do estágio será de 20 horas. Os estagiários do MPF têm assegurados a realização do estágio em área cuja atividade seja relacionada ao curso de formação, o recebimento da bolsa estágio no valor de R$ 850,00 para os estagiários de graduação, a concessão de seguro contra acidentes pessoais, de auxílio-transporte no valor de R$ 7,00 por dia estagiado, além da obtenção de Termo de Realização de Estágio, ao final do estágio.

    Confira todas as informações sobre a seleção na página do candidato.

    Comentários estão fechados.