Banco de Leite do Hospital Universitário de Maringá precisa de doações. Em janeiro, apenas 180 litros foram doados

Para atender toda a demanda, banco de leite precisa da doação de ao menos 300 litros por mês

  • Desde dezembro de 2019, o Banco de Leite Materno do Hospital Universitário de Maringá (HUM) tem enfrentado uma queda nas doações. O período de férias é considerado pela equipe como o principal fator para o baixo número de doações.

    Para se manter em funcionamento sem preocupações, o banco de leite precisa da doação de ao menos 300 litros por mês, mas em janeiro, apenas 180 litros foram doados.

    Além do próprio abastecimento, o banco de leite do HUM também ajuda outros hospitais de Maringá, Campo Mourão e Paranavaí. O carregamento de leite que geralmente sai as quartas-feiras para outros hospitais da região saiu apenas com um litro de leite na quarta-feira (5/2).

    O leite que o banco arrecada tem como principal objetivo alimentar crianças prematuras com menos de 2,5 kg, com doenças gastrointestinais ou que não podem ser alimentados diretamente pelas próprias mães.

    Qualquer mulher que está amamentando pode ser doadora, sem prejudicar o fluxo de leite. Além de ser lactante, a doadora precisa ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a fazer o procedimento que é explicado para a doadora. Para saber onde fica o banco de leite mais próximo, basta clicar aqui.

    Toda semana, o HUM passa na casa das doadoras para recolher os frascos de leite armazenados. Após o recolhimento, um kit para a doação da próxima semana é deixado com a doadora.

    No hospital, o leite passa por uma seleção e classificação. Após ser classificado, a doação é pasteurizada e passa por um controle de qualidade microbiológico. Desse modo, garante a isenção de qualquer possibilidade de transmissão de doenças e oferece ao bebê receptor um leite de qualidade certificada e com segurança alimentar e nutricional.

    Para ser uma doadora, ou em caso de dúvidas, basta entrar em contato com o Banco de leite do Hospital Universitário de Maringá no telefone (44) 3011-9174.

    Comentários estão fechados.