Mais de 10 mil estudantes ainda não solicitaram o Passe Livre do Estudante. Pedidos são feitos pela internet

O prazo para a solicitação do Passe Livre do Estudante termina no dia 31 de março

  • De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana de Maringá (Semob), apenas 16.726 alunos solicitaram o benefício do Passe Livre do Estudante.

    A expectativa é atender a 27 mil alunos em 2020. O prazo para a solicitação termina no dia 31 de março. Segundo a Semob, o número de pedidos feito até o momento está dentro das expectativas.

    Desde o ano passado, o procedimento é feito exclusivamente pela internet. Para fazer a solicitação basta acessar aqui.

    Para ter direito ao Passe Livre do Estudante, o aluno deve residir em Maringá, ou nos distritos de Iguatemi e Floriano, e morar aos menos 1 km de distância da instituição de ensino.

    O benefício é concedido aos estudantes que cursam o ensino fundamental, médio e superior, seja nas redes municipal, estadual ou privada.

    Em caso da primeira solicitação do cartão de estudante, a retirada é feita na própria instituição de ensino onde o aluno esta matriculado. O prazo para atendimento aos primeiros pedidos é de 20 dias uteis.

    Para os estudantes que já possuem o cartão, basta fazer a atualização do cadastro na página da prefeitura e aguardar cinco dias úteis para recarregar o cartão na catraca do ônibus.

    Ao fazer o pedido, ou atualização do passe livre, o estudante precisam preencher um formulário com dados pessoais do aluno e dos pais, endereço onde mora e da instituição de ensino onde está matriculado.

    Além dos dados, é preciso indicar até quatro linhas de ônibus que façam o trajeto da residência até a escola, colégio ou universidade.

    Durante a inscrição, o solicitante também precisa especificar os dias e horários que vai usar o transporte público. Durante o período matutino o Passe Livre do Estudante pode ser usado de segunda a sexta-feira, das 6 horas às 13 horas.

    No período da tarde, o uso pode ser feito das 12 horas às 19 horas. À noite, o benefício é concedido das 18 horas à meia-noite.

    Alunos que fazem período integral podem usar o passe das 6h à meia-noite. Para todos são disponibilizadas duas passagens diárias. O sistema de integração funciona normalmente.

    Em caso de perda ou danos ao cartão, a segunda via do passe precisa ser solicitada na loja do Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC), na Praça Raposo Tavares. A retirada acontece no mesmo local.

    O benefício do cartão não atende alunos da pré-escola, cursos profissionalizantes, pré-vestibular, pós-graduação e cursos à distância.

    Em 2019, mais de 26 mil estudantes solicitaram o Passe Livre do Estudante.

    Mais informações podem ser obtidas junto a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) por meio do telefone (44) 3221-8512.

    Comentários estão fechados.