Cadastro do passe livre do estudante pela internet vai facilitar acesso de alunos de colégios públicos e particulares

  • Já é possível solicitar o passe livre do estudante junto à Prefeitura de Maringá. O procedimento é feito pela internet. Basta acessar aqui e fazer o cadastro na página da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). O benefício de transporte atende estudantes do ensino fundamental, médio e superior. O prazo para a solicitação termina no dia 31/3.

    O cartão pode ser retirado em até 20 duas úteis após o pedido, na instituição de ensino onde o aluno estiver matriculado. Aqueles que já utilizam o benefício e possuem o cartão devem acessar o mesmo link, atualizar o cadastro e aguardar cinco dias úteis para recarregar o cartão na catraca do ônibus.

    Ao fazer o pedido ou atualização do passe livre, os estudantes precisam preencher um formulário que pede dados pessoais do aluno e dos pais, o endereço onde vive e a instituição de ensino onde está matriculado. É possível indicar até quatro linhas de ônibus que façam o trajeto da residência indicada até a escola, colégio ou universidade. O solicitante também deve indicar em quais dias da semana usará o benefício.

    Para ter direito ao passe do estudante, a distância mínima entre a residência e a instituição de ensino deve ser de um quilômetro. O cartão pode ser usado de segunda a sexta das 6h às 13h para quem estuda em período matutino, das 12 às 19h para período vespertino e das 18h à meia-noite para período noturno. Alunos que fazem período integral podem usar o passe das 6h à meia-noite. Para todos são disponibilizadas duas passagens diárias.

    Estudantes de período integral ou que fazem atividades de contra-turno devem informar no cadastro. O benefício não inclui alunos de pré-escola, cursos profissionalizantes, pré-vestibular, pós-graduação e cursos à distância. Usuários que perderam ou danificaram o cartão devem pedir um segunda via na loja do Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC), que fica na Praça Raposo Tavares, onde também será a retirada.

    O passe livre do estudante pode ser pedido por qualquer aluno residente em Maringá e nos distritos de Floriano e Iguatemi, inclusive por quem estuda em instituições de ensino particulares.

    Comentários estão fechados.