Vestibular de Verão 2019 da UEM começa no domingo. São 13.118 candidatos para 1.519 vagas

Por: - 4 de dezembro de 2019
Candidato faz prova em Vestibular da UEM / Divulgação

O Vestibular de Verão 2019 da Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai ser realizado no domingo (8/12) e segunda-feira (9/12). A prova vai ser aplicada Maringá e outras dez cidades paranaenses. O total de inscritos no Vestibular de Verão 2019 chegou a 13.118, o que representa um aumento de 2,7% em relação ao Vestibular de Verão 2018.

Os portões se fecham às 13h50. A orientação geral é que os candidatos cheguem aos locais de prova com pelo menos uma hora de antecedência. A presidente da Comissão Central do Vestibular (CVU), Maria Raquel Marçal Natali, recomenda que os candidatos conferiram com antecedência o trajeto até o local onde vão fazer as provas.

Segundo a presidente da CVU, errar a localização ou perder o horário de entrada são problemas recorrentes em todos os vestibulares. Visitar o local de prova na véspera do vestibular, quando as salas já estão sendo etiquetadas, pode fazer a diferença tanto em logística quanto em ir mais calmo para o local de prova.

Para Lucas Eugênio de Lima Borsato de 19 anos, que quer cursar medicina, o vestibular é uma luta interior. “Acho que não é questão de provar pra todo mundo que você pode. Eu quero provar pra mim mesmo a minha capacidade, provar que todas as horas de estudo realmente valeram a pena”, conta.

O jovem diz que durante os dois dias de prova os candidatos devem lutar contra um inimigo nada fácil de vencer, eles mesmos.

“Esses dois dias testam os nossos limites e nos colocam de frente com uma prova feita pra nos derrubar. Esses dois dias são como as olimpíadas para os atletas, ou a copa pros jogadores da seleção”, compara o estudante.

Nos dois dias de exame, os candidatos precisam apresentar um documento original com foto. Não são aceitas cópias digitais ou autenticadas. Além disso, cada candidato precisa levar a própria caneta de cor azul, com corpo transparente, lápis, lapiseira e borracha.

As provas dos dois dias têm duração máxima de cinco horas. Lucas conta que está mais focado na prova de domingo (9/12). Nesse dia os candidatos farão vão responder 40 questões objetivas de conhecimentos gerais, além da redação.

Na segunda-feira (10/12), são dez questões objetivas de Língua Portuguesa, cinco de literaturas em Língua Portuguesa, cinco de Língua Estrangeira e trinta de conhecimentos específicos, que variam conforme o curso escolhido.

A Reitoria da UEM informou que trabalha para que a greve aprovada pelos sindicatos de professores e servidores da Universidade não prejudique a realização do vestibular. O resultado do Vestibular de Verão 2019 vai ser divulgado no dia 17 de janeiro.

Para os candidatos que quiserem receber mais informações ou orientações a respeito do vestibular, no próximo sábado (7/12) tem plantão de véspera na CVU. O plantão vai ser no Bloco 28 do câmpus sede da UEM. O atendimento é das 8 às 18 horas, com intervalo para almoço das 11h30 às 13h30.

Aulão para o Vestibular de Verão de 2019

Organizado pela Prefeitura de Maringá, o aulão preparatório para o Vestibular de Verão da Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai ser realizado no sábado (7/12) no Colégio Anglo Maringá, das 8h às 17h30. As inscrições precisam ser feitas antecipadamente por meio deste link aqui.

No dia da aula é necessário que o estudante leve 1 kg de alimento não perecível. As doações vão ser repassadas ao Provopar e posteriormente entregues às entidades assistenciais do município.

Newsletter Briefing
O que aconteceu de importante em Maringá, todo início de noite no seu email.
Saiba mais ou cadastre-se:

Vão ser abordados temas das disciplinas de História, Arte, Geografia, Filosofia, Sociologia, Matemática, Química, Física, Gramática, Literatura e Redação.

Numero de vagas para o vestibular

Neste ano a Universidade Estadual de Maringá (UEM) abriu vagas em 70 cursos de graduação. No total são 1.519 vagas para o Vestibular de Verão 2019 e 287 são destinadas para cotas sociais, que beneficiam estudantes de baixa renda.

As cotas para negros, aprovadas no Dia da Consciência Negra pela universidade, passam a valer a partir do Vestibular de Inverno de 2020.

Cinco cursos concentram 44,5% dos candidatos

Apenas cinco cursos da Universidade Estadual de Maringá (UEM) concentram 44,5% do total de candidatos ao Vestibular de Verão 2019.

Medicina, Odontologia, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo e Direito noturno aparecem entre os cursos mais concorridos. No caso de Medicina foram registrados 209,8 candidatos por vaga, com um total de 2.727 inscritos. Entre os cotistas são 154 candidatos por vaga, com 462 inscritos.

Para consultar a concorrência completa do Vestibular de Verão basta clicar aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.