Comerciantes se unem para transformar trecho de 200 metros da Avenida Tamandaré em Boulevard

Mudanças no trecho de 200 metros entre as avenidas São Paulo e Herval vão ficar prontas ainda em dezembro

  • Comerciantes decidiram se unir e por iniciativa própria transformar o visual da Avenida Tamandaré. Com instalação de postes, bancos, padronização das calçadas e fachadas, além do investimento em segurança e limpeza, os comerciantes pretendem transformar o local em um Boulevard.

    As mudanças no trecho de 200 metros entre as avenidas São Paulo e Herval vão ficar prontas ainda em dezembro. “A primeira visão do projeto, como a Avenida Tamandaré é um lugar privilegiado, é tornar um lugar bonito e prazeroso. A consequência disso é atrair mais pessoas, mas esse não foi o objetivo principal”, explica uma das idealizadoras do projeto, Agma Sendeski.

    Criado na França, o termo Boulevard era utilizado para designar um tipo de via urbana. No entanto, atualmente o conceito também é utilizado para nomear centros comerciais que apostam em projetos arquitetônicos que valorizam a paisagem estética da construção e do entorno.

    A ideia de transformação do trecho da Avenida Tamandaré passa por esse conceito, com a instalação dos postes de modelo clássico até a padronização das cores das calçadas. O projeto também prevê a instalação de placas com a logo “Avenida Tamandaré Boulevard” e equipamentos paisagísticos com flores. A equipe de segurança também vai ser identificada com uniforme.

    De acordo com Agma Sendeski, na área de 200 metros que deve ser revitalizada estão  lojas de vários segmentos como cosméticos, vestuário, brinquedos, além de opções gastronômicas como cafés, restaurante e hamburgueria. As despesas da revitalização foram divididas por metro linear de fachada. Os investimentos foram feitos pelos proprietários dos imóveis e em alguns casos pelos próprios inquilinos.

    A iniciativa dos comerciantes também vai ao encontro com as mudanças que vão ocorrer na região com a entrega do novo Terminal Intermodal e a revitalização do Eixo Monumental. A ideia de transformar o espaço em Boulevard também foi apresentada ao município.

    “Fizemos várias reuniões entre os comerciantes e fomos recebidos na prefeitura para ter autorização. Fomos apoiados pelo prefeito e pelo diretor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano arquiteto Edson Cardoso”, afirma.

    Comentários estão fechados.