Acordo libera abertura do comércio no feriado do dia 12 de outubro. Dom Anuar Battisti convida a rezar

Por: - 2 de outubro de 2019

Um acordo firmado entre o Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista e Atacadista de Maringá e Região (Sivamar) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Maringá (Sincomar) vai permitir a abertura do comércio no sábado, feriado do dia 12 de outubro, quando se comemora o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças.

O horário de trabalho permitido vai das 8 horas às 18 horas. Os empresários precisam garantir o devido intervalo e a alimentação aos colaboradores. Além disso, também foi definido que as horas trabalhadas não poderão ser compensadas. Para quem decidir abrir no feriado, vai ser obrigatório o pagamento de horas extras.

Outra exigência é que o empregado que trabalhar no feriado tenha um dia de folga dentro dos 30 dias que sucederem ao feriado trabalhado. O acordo também garante aos empregados que, por motivos particulares, tenham programado viagem ou atividade social ou religiosa, a dispensa automática do trabalho.

Durante o mês de outubro, também por acordo entre os sindicatos patronal e dos trabalhadores, o comércio vai abrir até as 18 horas no sábado (5/10) e no sábado (19/10).

Nesta quarta-feira (2/10), o arcebispo de Maringá Dom Anuar Battisti comentou sobre a decisão de abertura do comércio no feriado do dia 12 de outubro. Ele não fez críticas ao acordo, mas convocou os católicos a rezar e aproveitar as atividades da igreja.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.