Prefeitura de Maringá recebe em setembro 8 pedidos diários de retirada de enxames de abelhas

As coletas dos enxames de abelhas são feitas por duas equipes da Semusp

  • O setor de apicultura da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp) recebeu nos primeiros 15 dias do mês de setembro, 127 pedidos de retiradas de enxames de abelhas. São cerca de 8 pedidos por dia. O aumento se deve ao calor e à florada das árvores em ruas e avenidas de MAringá.

    Os chamados de retiradas de enxames de abelhas nos quinze primeiros dias de setembro está próximo ao total registrado em agosto e já supera os meses de maio, com 115 pedidos, junho, com 72, e julho, com 122 chamados.

    Até o momento, em 2019, o setor de apicultura da Semusp já realizou mais de 1,3 mil atendimentos. As coletas dos enxames de abelhas são feitas por duas equipes da Semusp.

    O trabalho é realizado com um fumegador que provoca a dispersão das abelhas sem oferecer riscos à saúde do animal.

    A zootecnista da Semusp, Cristiane Hirose, alerta à população para não remover o enxame de abelhas por conta própria. Antes que seja formado um grande volume, é indicado que o morador faça a solicitação de retirada pela Semusp.

    Durante a presença de abelhas deve ser evitado o uso de roupas pretas, perfumes doces, luz e objetos brilhantes que atraem os animais.

    Em Maringá as espécies predominantes são a abelha-europeia (Apis mellifera), abelhas Jataí (Tetragonisca angustula) e marimbondos, de famílias diferentes das abelhas e com maior incidência.

    Abrigos do sol, chuva e vento são ideais para as abelhas. Na maioria dos casos, a retirada de enxames é feita em assoalhos, beirais de moradias, caixas de água, entre os mais inusitados locais como maquinários, antenas de TV e churrasqueiras.

    Quando são recolhidas, as abelhas são destinadas à UEM e apicultores cadastrados.

    Os atendimentos do setor de apicultura da Semusp priorizam creches, escolas e locais com grande movimentação de pessoas. Quando é feita a dispersão, é preciso avisar os vizinhos para que recolham os animais domésticos.

    A solicitação da retirada de enxames de abelhas deve ser feitas pelo fone 156.

    Comentários estão fechados.