Cartazes de interdição ética do CRM no Pronto Atendimento do HU de Maringá vão ser retirados na segunda

Na noite desta segunda-feira (27/5), em plenária do CRM-PR, foi decidida a retirada do indicativo de interdição ética no hospital.

  • É aguardada para a segunda-feira (3/6) a presença do médico e conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), Márcio de Carvalho, no Pronto Atendimento do Hospital Universitário de Maringá (HUM). Em nome do CRM, Carvalho vai fazer a retirada dos cartazes com o indicativo de interdição ética que foram afixados no hospital no final de 2018.

    Na noite desta segunda-feira (27/5), em plenária do CRM-PR, foi decidida a retirada do indicativo de interdição ética no hospital. O prazo dado pelos conselheiros ao hospital  terminou em 21 de maio, após um pedido do HUM de prorrogação da análise. O prazo inicial de 120 dias dado pelo CRM-PR terminava em abril.

    “Constatamos que houve melhora significativa nas condições de atendimento do hospital, as escalas estão todas completas, sem furos nos últimos meses. A estrutura de atendimento também passou por mudanças, não temos mais a presença de pacientes nos corredores e o fluxo interno do PA teve sua gestão aprimorada, o que, consequentemente, beneficia o funcionamento do hospital como um todo”, avalia o gestor do Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional do CRM-PR, doutor Carlos Roberto Naufel Junior.

    O aviso da retirada do indicativo de interdição ética no Pronto Atendimento foi feito por telefone à diretora médica do HUM, doutora Daniela Alvares da Silva Matsumoto, na manhã desta terça-feira (28). Em conversa com o vice-presidente do Conselho, doutor Wilmar Mendonça Guimarães, ela foi informada da decisão.

    Em viagem a Brasília, a superintendente do HUM, doutora Elisabete Mitiko Kobayashi, comemorou a decisão e se comprometeu a manter e melhorar a organização do hospital  em prol dos pacientes.

    “Passamos por um período difícil, desde o ano passado, com um Pronto Atendimento lotado e cheio de desafios. Hoje, podemos dizer que a maior parte destes problemas foi solucionada, com muito empenho e trabalho das equipes e chefias do PA. Tenho a satisfação em dizer que o paciente, hoje, recebe um atendimento mais digno e melhor e a equipe de saúde também tem trabalhado mais tranquila e motivada.”

    Para o Conselho, o resultado é positivo. “Nossa intenção nunca será de fechar qualquer serviço que preste atendimento médico à população. Porém, precisamos garantir tanto que o médico tenha condições de trabalhar quanto que seja seguro para o paciente”, afirmou o doutor Naufel.

    • Reportagem atualizada na quarta-feira (29/5), às 11h14, com a informação de que o conselheiro do CRM, Márcio de Carvalho, é quem vai fazer a retirada dos cartazes do indicativo de interdição ética do HUM. Anteriormente, a assessoria de imprensa do hospital tinha informado que a diretora do CRM, Fabíola Menegoti Tasca, iria retirar os cartazes.

    Comentários estão fechados.