Segunda-feira terá pancadas de chuva à tarde em Maringá. Probabilidade de chover na terça é menor

  • Os institutos climatológicos indicam que segunda-feira (7/1) será mais um dia típico de verão, com pancadas de chuva à tarde em Maringá. A probabilidade de chover chega a 90%, segundo informações do Climatempo e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

    O Climatempo trabalha com uma precipitação de 5 mm. O Simepar prevê 60% de chances de chover, informa uma precipitação de 4,5 mm e ventos de até 52 km/h, o suficiente para derrubar algumas árvores. Na sexta-feira (4/1), caíram três árvores na cidade, mas houve danos provocados pelo grande volume de água que caiu.

    “A segunda-feira terá o retorno do sol entre poucas nuvens principalmente no período da manhã. A partir da tarde o calor e a aproximação de uma nova frente fria provocam chuvas isoladas, com trovoadas na metade oeste do Paraná. Nas demais regiões as chuvas serão menos frequentes”, informou o Simepar sobre as condições do tempo no Paraná.

    O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) diz que na tarde de segunda-feira vai ter céu encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

    Para terça (8/1), também há previsão de chuva, mas com probabilidade menor. Segundo o Climatempo a chance é de 80% e a precipitação de 5 mm. O INPE fala em possibilidade de 80%, o INMET diz que o céu fica encoberto e o Simepar divulga que a chance é de 35%. O instituto também informa que poderão ocorrer rajadas de até 50 km/h.

    A tendência para o restante da semana, segundo as informações dos quatro institutos, é que pode chover todos os dias a partir de quarta-feira.

    Reprodução da previsão do INPE divulgada na tarde de domingo (6/1) / Reprodução INPE

    Com a chegada de uma nova frente fria, as alterações climáticas tendem a ocorrer com maior frequência nos próximos dias. Para acompanhar melhor a previsão, a dica é acessar diretamente os links com as informações de cada instituto para a cidade de Maringá.

    Links:

    O Corpo de Bombeiros do Paraná também criou um aplicativo para informar, em tempo real, as condições climáticas, a localização de postos guarda-vidas das praias e a qualidade das águas do litoral. O aplicativo está disponível no Google Play e no App Store.

    Comentários estão fechados.