Maringá terá consultas e procedimentos médicos gratuitos no Dia Nacional de Prevenção do Câncer de Pele. Será sábado, no Hospital Municipal

  • A maior incidência entre todos os tipos de câncer é o de pele, que supera  o de mama e o de próstata. No próximo sábado (1/12), cerca de 20 médicos dermatologistas estarão fazendo consultas gratuitas e até mesmo realizando procedimentos mais simples no Hospital Municipal de Maringá.

    O atendimento faz parte da 20ª campanha anual da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), realizada em todo o Brasil no Dia Nacional de Prevenção do Câncer de Pele, conhecida como #DezembroLaranja. Os atendimentos, no Paraná, serão realizados em nove cidades e Maringá é uma delas.

    A coordenadora local da campanha, a dermatologista Vanessa Regina Bulla Vasconcellos, disse que o horário do atendimento será das 9h às 15h, mas todos que chegarem até as 15h serão consultados. A incidência do tipo mais comum do câncer de pele é o basocelular.

    “A retirada do basocelular no início é super fácil, mas se não tratar pode atingir outros órgãos e provocar mutilações”, disse a médica. Segundo ela, o câncer de pele melanoma, que começa nas células que produzem melanina, que dá cor à pele, “pode ser fatal se não for tratado”.

    No Paraná, os postos de atendimento gratuito serão em Curitiba, Apucarana, Cascavel, Londrina, Paranavaí, Foz do Iguaçu e Toledo, além de Maringá. No Brasil, serão 132 postos e a SBD espera que 30 mil pessoas sejam consultadas. Em 20 anos, a campanha beneficiou 594 mil brasileiros.

    No ano passado, 1.605 pessoas foram atendidas no Paraná, mas Vanessa Regina disse que em “Maringá pouca gente procurou atendimento e esperamos que este ano o número seja bem maior”. O principal objetivo da campanha é conscientizar a população sobre o câncer de pele.

    Durante o verão, serão promovidas ações na internet, ruas, praias e parques. As recomendações básicas são a adoção de medidas fotoprotetoras, como evitar os horários de maior incidência solar e utilizar chapéus de abas largas, óculos para sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo.

    Serviço

    • O que: Consultas e procedimentos gratuitos – Dia Nacional de Prevenção do Câncer de Pele
    • Onde: Hospital Municipal de Maringá
    • Quando: Sábado, 1 de dezembro, das 9h às 15h

    Comentários estão fechados.