A secretaria de Cultura (Semuc) abriu inscrições para quem deseja trabalhar como monitor voluntário durante a 5ª Festa Literária de Maringá (Flim), que será realizada entre os dias 21 e 25 de novembro. Os 36 voluntários prestarão serviço durante quatro horas por dia no período que tiverem disponibilidade. Eles ainda ganharão certificado pelas 24 horas de serviços voluntários.
A inscrição pode ser feita por meio do preenchimento de um formulário eletrônico até 16 de novembro ou até que as vagas sejam preenchidas. Depois da inscrição, a Semuc entrará em contato com o candidato para marcar o treinamento que será oferecido pela secretaria. A data do treinamento ainda não foi definida, mas a formação deve ocorrer pelo menos três dias antes do evento.
De acordo com o diretor de cultura, Francisco Pinheiro, os monitores voluntários estarão em contato com os autores e visitantes da Flim. Entre as atividades desenvolvidas, estão a recepção dos vistantes, acompanhamento de turmas, organização dos auditórios e ambientes, recepção de convidados, entre outras atividades que serão determinadas pela Semuc.
A ideia, de acordo com Pinheiro, é distribuir para os participantes a função que eles mais se identifiquem. “Quem participar de um evento desse só sai ganhando. Não tem pagamento financeiro, mas é uma experiência muito grande para quem participa”. Segundo o diretor de Cultura, essa é a primeira vez que a Semuc abre um edital de chamamento público para selecionar monitores voluntários para a Flim.
Qualquer pessoa a partir de 16 anos pode se inscrever como monitor voluntário. Porém, a expectativa é que a maioria das inscrições sejam de estudantes do ensino superior. “Tem muita gente que faz cursos de Letras e Turismo e precisam dessas horas. Além disso, é uma forma dessa pessoa ter contato com um evento de grande porte e receber uma certificação”, disse Pinheiro.
Como a atividade é um trabalho voluntário, os inscritos não terão nenhum vínculo empregatício com a secretaria e não receberão nenhuma quantia financeira pelo serviço prestado. A secretaria de Cultura oferecerá lanche para os voluntários que estiverem trabalhando no evento.
Programação será fechada até quinta-feira
Francisco Pinheiro informou que a secretaria deve fechar a programação da Flim até quinta-feira (25/10). Entre as novidades que já foram divulgadas, está o local da festa literária. A Flim deixa de ser realizada na Praça da Prefeitura e irá para a Travessa Jorge Amado, em frente ao Mercadão de Maringá. Entre os nomes confirmados estão Fabrício Carpinejar e Arnaldo Antunes.
Enquanto a Flim ainda não começa, os ansiosos podem participar da Off Flim. Nesta quinta-feira (25/10) os autores Marco Cremasco e Daniela Arbex participarão do bate-papo “A não ficção pede espaço nos livros”, na Livraria Curitiba do Shopping Maringá Park. A discussão será mediada pelo jornalista Victor Simião.
Comentários estão fechados.