Simepar e Climatempo trazem previsão de chuva para esta semana em Maringá. Não cai água há 47 dias na cidade

Compartilhar

São boas as chances de chover nos próximos dias em Maringá, segundo os institutos Simepar e Climatempo. A chegada de uma frente fria traz instabilidade para os próximos dias e há previsão de chuva nesta segunda-feira (30/7).

Segundo o Simepar, a probabilidade de chover na tarde do primeiro dia útil da semana é de 90%, mas volume esperado é pequeno, de apenas 4,2 mm. Se for confirmada a previsão do Climatempo, a chuva chega mais cedo, no final da manhã desta segunda. A chance é de 80% e o volume aguardado é de 6 mm.

A expectativa é grande. A cidade não registra uma precipitação há 47 dias. Mas não é garantido que venha chuva para acabar com a secura do inverno maringaense. O Climatempo e o Simepar também traziam percentuais altos de probabilidade de chuvas para este domingo (29/7).

Os dois institutos também indicam possibilidade de chuva a partir de quinta-feira (2/8), com precipitações durante todo o fim de semana.

Para domingo (5/8), por exemplo, o Simepar indica 100% de chances de chover e há uma previsão de 43,7 mm de precipitação acumulada.

De acordo com informações do Climatempo, há uma chance maior de chover na sexta-feira (3/8), quando podem cair 21 mm.

Em relação às temperaturas, o Simepar prevê uma variação de 16º a 24º para segunda-feira (30/7).Na semana, a máxima prevista é de 26º no sábado (4/8) e a mínima é de 12º para a quarta-feira (1/8).

O Climatempo indica que a temperatura em Maringá vai variar entre 18º e 28º nesta segunda-feira. Durante a semana, a máxima será de 28º nesta segunda e a mínima é prevista para terça-feira, quando o termômetro poderá registrar 13º.

Em boletim divulgado às 15h50 deste domingo, o meteorologista do Simepar, Lizandro Oliveira Jacóbsen, a tarde quente e abafada foi comum a maior parte do Paraná.

“O predomínio é de sol no Estado, no entanto do centro para o leste núcleos/áreas de instabilidade se desenvolveram nesta tarde. Em alguns municípios a chuva é forte e acompanhada de trovoadas; inclusive, no Centro-Sul e em parte dos Campos Gerais há potencial para queda de granizo. Na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e no Litoral pode chover nas próximas horas, mas de forma bem isolada e com curta duração”, informou.

As fotografias que ilustram a reportagem são do fotógrafo Tabajara Marques e foram feitas em 25 de junho de 2013. Outros trabalhos de Tabajara podem ser vistos aqui.


Compartilhar