Simepar e Climatempo trazem previsão de chuva para esta semana em Maringá. Não cai água há 47 dias na cidade

  • São boas as chances de chover nos próximos dias em Maringá, segundo os institutos Simepar e Climatempo. A chegada de uma frente fria traz instabilidade para os próximos dias e há previsão de chuva nesta segunda-feira (30/7).

    Segundo o Simepar, a probabilidade de chover na tarde do primeiro dia útil da semana é de 90%, mas volume esperado é pequeno, de apenas 4,2 mm. Se for confirmada a previsão do Climatempo, a chuva chega mais cedo, no final da manhã desta segunda. A chance é de 80% e o volume aguardado é de 6 mm.

    A expectativa é grande. A cidade não registra uma precipitação há 47 dias. Mas não é garantido que venha chuva para acabar com a secura do inverno maringaense. O Climatempo e o Simepar também traziam percentuais altos de probabilidade de chuvas para este domingo (29/7).

    Os dois institutos também indicam possibilidade de chuva a partir de quinta-feira (2/8), com precipitações durante todo o fim de semana.

    Para domingo (5/8), por exemplo, o Simepar indica 100% de chances de chover e há uma previsão de 43,7 mm de precipitação acumulada.

    De acordo com informações do Climatempo, há uma chance maior de chover na sexta-feira (3/8), quando podem cair 21 mm.

    Em relação às temperaturas, o Simepar prevê uma variação de 16º a 24º para segunda-feira (30/7).Na semana, a máxima prevista é de 26º no sábado (4/8) e a mínima é de 12º para a quarta-feira (1/8).

    O Climatempo indica que a temperatura em Maringá vai variar entre 18º e 28º nesta segunda-feira. Durante a semana, a máxima será de 28º nesta segunda e a mínima é prevista para terça-feira, quando o termômetro poderá registrar 13º.

    Em boletim divulgado às 15h50 deste domingo, o meteorologista do Simepar, Lizandro Oliveira Jacóbsen, a tarde quente e abafada foi comum a maior parte do Paraná.

    “O predomínio é de sol no Estado, no entanto do centro para o leste núcleos/áreas de instabilidade se desenvolveram nesta tarde. Em alguns municípios a chuva é forte e acompanhada de trovoadas; inclusive, no Centro-Sul e em parte dos Campos Gerais há potencial para queda de granizo. Na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e no Litoral pode chover nas próximas horas, mas de forma bem isolada e com curta duração”, informou.

    As fotografias que ilustram a reportagem são do fotógrafo Tabajara Marques e foram feitas em 25 de junho de 2013. Outros trabalhos de Tabajara podem ser vistos aqui.

    Comentários estão fechados.