Prazo de inscrição para eleições de diretor de escola de Maringá é encerrado com 194 registros: tem CMEIs com até quatro candidatos

Por: - 27 de novembro de 2017
Escola Municipal Ayrton Plaisant, na Zona 7, tem quatro candidatos a diretor

O prazo de três dias para as inscrições de quem deseja ser candidato a diretor de um dos 63 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 51 escolas de ensino fundamental de Maringá foi encerrado sexta-feira passada (24/11), com 194 candidatos registrados.

A homologação das candidaturas começará a ser feita na próxima quarta-feira (28/11) e deverá ser concluída na sexta-feira (30/11). Em dois CMEIs não foram feitas nenhuma inscrição, no Angelo Viegas (Residencial Aeroporto) e no Irmã Firmina (Jardim Alvorada III).

Em compensação, em dois CMEIs, no Anjo da Guarda (Conjunto Requião) e Franceli (Jardim Alvorada), foram registradas quatro candidaturas cada um. Em outros três, Florestan Fernandes (Jardim Olímpio), Laura Parente (Vila Esperança) e Nilza Firmino (Jardim Internorte) foram três candidatos cada.

Já em relação as escolas de ensino fundamental, em duas deles também foram registradas quatro candidaturas cada: na Jesuína de Jesus Freitas (Zona 4) e Zuleide Portes (Jardim Alvorada).

Em outras quatro escolas, são três candidatos cada: na Ayrton Plaisant (Zona 7), Nadyr Allegretti (Parque das Grevileas), Joaquim M. Machado de Assis (Conjunto Requião) e  Padre Manoel Dias da Silva (Parque Lagoa Dourada).

Na maioria das unidades de ensino infantil e fundamental, as eleições serão com candidatura única. Para ser validada, 50% mais do colégio eleitoral devem votar. Fazem parte pais de alunos, professores e funcionários dos CMEis e escolas.

Nas unidades em que não houve nenhuma manifestação de interesse, disse o diretor-administrativo da secretaria de Educação, José Aldérico, “é uma faculdade do prefeito nomear”.

Segundo Aldérico, após a homologação das candidaturas pela Comissão Eleitoral Geral, o processo eleitoral passará para a coordenação das comissões eleitorais das unidades escolares. A campanha será do dia 4 a 8 de dezembro e as eleições serão no dia 12.

O diretor disse que o fato de o prazo de inscrições ter sido aberto antes de a Câmara de Vereadores votar o veto do prefeito ao parágrafo que permitia professores de uma escola ser candidato a diretor de outra, “não vai gerar nenhum tipo de prejuízo”.

“Na prática, essa lacuna não tem nenhum efeito. Os registros das candidaturas ainda deverão passar por uma homologação e caso tenha ocorrido de um caso desse tipo, a candidatura não será homologada”, observou José Aldérico.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.