Feriado de Finados será de sol em Maringá: saiba quais são os túmulos mais visitados do Cemitério Municipal

Por: - 1 de novembro de 2017
Túmulo de Clodimar Pedrosa Lô é o mais visitado de Maringá: sobre a lápide, placas de agradecimento por graças e milagres

A partir desta quarta-feira (1) passa a ser permitido o comércio ambulante nas calçadas da Avenida JK e da Rua Vereador Primo Monteschio no entorno do Cemitério Municipal de Maringá, desde que em conformidade com a legislação municipal.

Por outro lado, já não são mais permitidas limpeza de túmulos, polimentos e a instalação de placas, fotos, inscrições, tampões de granito ou mármore e vasos. O prazo expirou na terça-feira (31).

Os institutos climatológicos indicam que a quinta-feira (2), quando são esperadas cerca de 150 mil pessoas no Cemitério Municipal, será ensolarada. O Simepar prevê poucas nuvens, com variação térmica entre 15ºC e 31ºC – veja o que dizem Simepar, Climatempo e AccuWeather.

Túmulos mais visitados de Maringá

Há muitos anos, o túmulo mais visitado é do Clodimar Pedrosa Lô, que tornou-se uma espécie de santo popular. Muitas pessoas atribuem a ele autoria de milagres e de graças que alcançaram.

A lápide do túmulo é cheia de placas de metal, deixadas por vistantes de várias regiões do Brasil. O garoto morreu no dia 23 de novembro de 1967, torturado e assassinado por policiais.

A sepultura do Monsenhor Bernardo, que tinha como nome de batismo Bernando Abel Alphonse Cnudde, servia na Igreja Espírito Santo, também é muito procurado. As pessoas costumam deixar rosários e vasos de flores.

Outro túmulo que atrai muitas pessoas é da menina Márcia Constantino, que tinha apenas 10 anos quando foi abusada e assassinada, por Natanael Búfalo, que usou uma sacola plástica de supermercado para sufocá-la.

Movimento nas estradas da Viapar

De acordo com estimativa da Viapar, o fluxo nas regiões norte, noroeste e oeste do Paraná deve ser 20% maior do que em dias normais. Entre Maringá e Nova Londrina, a BR-376 deve ser a mais movimentada, especialmente nesta quarta-feira (1) após as 16h e no domingo logo depois do horário de almoço.

A Viapar informa que vai disponibilizar 34 veículos para prestação de serviços de atendimentos, de resgate médico a apreensão de animais. As unidades do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), com espaço de descanso, banheiros e internet, estarão funcionando.

Pesquisa do Procon sobre preços de flores

O Procon de Maringá realizou pesquisa de preços de oito itens de flores para o Dia de Finados em dez floriculturas do município. A pesquisa apontou uma variação dos preços mínimo e máximo entre os estabelecimentos de 85,48%.

As flores que mais apresentaram variações foram a mini begônia (114,29 %) e os potes 11 de margaridas, kalanchoe e calandiva (100 %). Potes 15 da kalanchoe e da calandiva apresentaram a menor variação (66,67 %). A coleta de preços não considera a qualidade das flores, embalagens, vasos ou enfeites.

O Procon de Maringá ressalta a importância dos consumidores em pesquisar, lembrando que os preços estão sujeitos a alterações diárias e com o aquecimento nas vendas de flores no período, poderá ocorrer ainda uma maior variação de preços.

Colaborou o repórter Adevanir Rezende.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.