Por Roseli do Valle
Hoje trago para vocês algumas curiosidades sobre cidades brasileiras. Para começar, vamos relembrar que, o artigo anterior se reportou sobre a diferença entre cidade e município. Então, lanço as perguntas:
Qual é o maior município brasileiro?
Se você pensou na cidade de São Paulo está errado, pois ela é a maior “cidade” brasileira em número de habitantes e a quinta maior do mundo. Porém, o “maior município” brasileiro e terceiro do mundo considerando a área territorial, está localizado no Estado do Pará e se chama Altamira, com população estimada em 2020, segundo IBGE, de 115.969 habitantes.
Comparando os dois municípios: o território do município de São Paulo tem área de 1.521,11 Km², enquanto o município de Altamira tem área territorial de 159.533,30 Km². É uma diferença significativa, não é mesmo?
E qual é a menor cidade do Brasil?
Essa é uma pergunta inquietante, até por que, muitos imaginam que, para ser “cidade” depende do número mínimo de habitantes. Mas no Brasil, essa não é a característica que define a categoria de cidade ou não. Relembrando: o município é político-administrativamente regido por um governo próprio, ou seja, a prefeitura, enquanto a cidade é a sede do município e onde está localizada a prefeitura.
Sendo assim, o que define ser ou não ser “município”, são as legislações que o tornam independentes, ou seja, emancipam e definem como tal. Como vimos anteriormente, a área territorial define o tamanho do município, mas o que define o tamanho da “cidade” é o número de habitantes.
Exemplo disso: a cidade de São Paulo é a maior do Brasil em número populacional, com mais de 12 milhões de habitantes em 2020, segundo IBGE. E a “menor cidade” está localizada em Minas Gerais e recebe o nome de “Serra da Saudade”. Possui população estimada em 2020 segundo IBGE, de 776 habitantes. Pasmem!
O menor território municipal brasileiro: aonde está localizado?
O município, como já falamos, é uma unidade territorial que abrange todo espaço rural e urbano, e seu tamanho é definido por área em metros quadrados. A área territorial do “menor município” brasileiro é de 3,56 Km², está localizado no interior do Estado de Minas Gerais e recebe o nome de “Santa Cruz de Minas”.
Tem uma população estimada pelo IBGE para 2020 de 8.664 habitantes. Para se ter uma ideia de quão pequeno ele é, se compararmos com Altamira – maior município, precisaríamos de quase 45 mil municípios de Santa Cruz de Minas para igualar o tamanho de Altamira.
Em relação à altitude, qual o município brasileiro mais alto e qual o mais baixo?
A altitude de um município é medida verticalmente a partir de um ponto central da cidade – sede do município, em relação ao nível do mar, que é considerado como ponto zero. A maioria das cidades mais altas está localizada no Estado de Minas Gerais devido ser uma região montanhosa. Porém, no Estado de São Paulo, a 1.628 metros de altitude na Serra da Mantiqueira, está localizada a cidade mais alta do país, “Campos do Jordão”. Nos seus arredores, pode ser registrada altitude com mais de 2.000 metros. Além disso, a cidade é fria o ano todo devido à altura em que se encontra. Por outro lado, as “cidades mais baixas” são as litorâneas, já que se considera o mar como ponto zero. Portanto, não há uma cidade em específico considerada a mais baixa, mas sim, várias cidades.
O município mais novo e o município mais velho do país. Quais são?
Primeiramente, para relembrar: para que uma cidade possa ser criada aqui no Brasil, há a necessidade de uma área territorial. E para que isso aconteça, depende da área territorial de outro município.
Ou seja, surge um novo município a partir do momento que acontece a emancipação do mesmo por meio de legislações do município pertencente às leis do estado e federação. Sendo assim, após ser considerado Distrito de Laguna – SC, em 2.013 “nasce” o mais “novo município”, “Pescaria Brava”. Porém, suas eleições para o primeiro prefeito aconteceram em 2.012. E apesar de ser considerado o mais novo município de Santa Catarina e do país, segundo historiadores, foi um povoado colonizado a mais de 300 anos. Na posição de cidade mais velha do país, encontramos Cananéia-SP e São Vicente-SP. Cananéia-SP, de acordo com a prefeitura municipal, é o primeiro e mais velho povoado brasileiro e São Vicente-SP, a cidade mais velha. Apesar de algumas discordâncias nessa questão, o que é inquestionável, é a beleza das praias das duas cidades.
REFERÊNCIAS:
https://www.em.com.br
http://camposdojordao.sp.gov.br
https://www.pescariabrava.sc.gov.br
https://www.saovicente.sp.gov.br
https://www.cananeia.sp.gov.br/cidade
https://santaportal.com.br/
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.