Ergonomia do bem estar

Olá, a nossa coluna de arquitetura mudou, minhas amigas Roseli do Valle e Simone Vecchiatti contribuíram lindamente e por estarem envolvidas em vários projetos, deixam de fazer parte do time, mas têm aqui um espaço aberto sempre.

Hoje quem assina o artigo da coluna é Sidnei Madeira, paulistano, professor, arquiteto, designer de produtos e designer de interiores. Ele está Maringá desde 2003, elaborando produtos, ambientes, arquitetura e lecionando. É um amante das artes e da natureza e tem muito a contribuir com seu conhecimento.

 

Por: SIDNEI MADEIRA, Designer|Arquiteto

 

Ergonomia, o que é isso?

Por simples definição, a ergonomia é a busca da adaptação do trabalho ao ser humano. Eu prefiro dizer que, entre várias outras definições, o mais importante é a “busca de qualidade de vida no trabalho”, entendendo como trabalho, todas as tarefas do nosso cotidiano, as de casa, as do trabalho, as do lazer e assim por diante. A palavra ergonomia vem de uma junção entre ERGO=TRABALHO e NOMIA=NORMAS, dando forma então a um conjunto de medidas a serem observadas e aplicadas nas mais variadas tarefas.

Mundo contemporâneo.

Se você observar como várias tarefas mudaram depois da chegada da informática, vai perceber que o mundo está mudando comportamentos de maneira muito rápida, agora.

O trabalhar, por exemplo, já se beneficiou da informática mesmo antes da internet, com ela então, consegue imaginar onde vamos parar ? 

Bem, já sabíamos que com a internet poderíamos aproximar as pessoas de certa forma, é claro, e isso foi absorvido pelas empresas e seus escritórios em suas atividades. Boa parte das tarefas podem, agora, serem feitas em qualquer lugar, mesmo longe da empresa. 

Nasce o “Home-office”, o trabalho em casa,  que a cada ano ganha mais força. 

No momento em que o mundo é pego por uma pandemia e precisa continuar com a vida e o trabalho mas ao mesmo tempo, precisa de afastamentos e isolamentos, mais força ainda ganha o trabalhar em casa. E com isso algumas preocupações aumentaram em relação à saúde das pessoas.

Onde e como a ergonomia pode colaborar com o trabalho em casa? Quais benefícios ela trará? E se eu não me preocupar com isso? Bem, uma coisa é certa, a qualidade de vida no trabalho pode ser aumentada ou diminuída em função da aplicação ou não da ergonomia. A produção pode aumentar, manter-se a mesma ou diminuir dependendo dos ajustes aplicados com as “dicas” ergonômicas para suas tarefas em um home-office. Sua saúde física e mental também estão sujeitas a essas aplicações.

Algumas dicas rápidas.

Para o corpo: 

. Durma bem, faça sua higiene pessoal e coloque uma roupa adequada para o trabalho, nunca trabalhe de pijama. Tome seu café da manhã com qualidade, almoce na hora certa e nunca coma demais;

. Alterne a posição de trabalho, a cada bloco de 30 minutos de trabalho distribua entre 20 minutos sentados, 8 minutos em pé e 2 minutos com movimentos, alongamentos;

. Evite ruídos, barulhos indesejados;

. Não acumule tarefas, organize seu tempo; 

Para o ambiente de trabalho: 

.Limpe, arrume, organize o lugar, escolha bem os móveis e acessórios que realmente serão necessários para a realização e apoio de suas tarefas(mesa, cadeira, computador ou notebook, luminárias, armários ou estantes ou prateleiras, etc.), objetos pessoais que melhorem a seu bem estar, como plantas e flores, porta retratos, quadros, caixinhas organizadoras, ….até um certo perfuminho agradável, melhoram seu bem estar.

 . Coloque as “coisas” que vai usar em suas tarefas em seu alcance, tanto horizontal como  vertical;

 . Busque, sempre que possível, a luz natural e a troca de ar por janelas ou portas  e tenha também luminárias de apoio perto da região das tarefas para completar a iluminação necessária;

. Ajuste distâncias e alturas da relação entre cadeira, mesa e monitor. Use um apoio para os pés.

 Claro que essas são pequenas informações tem a intenção de despertar em você a busca da melhoria da qualidade de vida no trabalho. Será um benefício para todos se estas preocupações ergonômicas forem multiplicadas e se tornem coisa comum. 

A ergonomia pode ser aplicada a todas as áreas de nossa vida em todo nosso dia-a-dia. Aprenda mais sobre ela, e espalhe por aí os seus benefícios. 

Até breve!

Sidnei Madeira, paulistano, professor, arquiteto, designer de produtos e designer de interiores. Em Maringá desde 2003,  elaborando produtos, ambientes, arquitetura e lecionando.
Amante das artes e da natureza!
Deus é meu melhor amigo! .. é claro!
Viver a vida é o mais importante!
O trabalho dignifica o ser !

Contatos:
(44) 9 9109 0129 (Whatsapp)
[email protected]
Instagram: @sidnei_madeira

Referências:

Ergonomia. Projeto e Produção. Itiro Iida, Lia Buarque de Macedo Guimarães. 2106 – 3ª ed.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.