Cidade e município não são a mesma coisa, saiba as diferenças

Por Roseli Valle

 

As palavras “Cidade” e “Município” parecem ser sinônimos, e muitas pessoas ficam em dúvida sem saber o real significado. 

Mas qual a diferença?

A Cidade aglomera uma determinada população, intensificando as possibilidades de trocas e colaboração entre os homens, além de propiciar uma autoridade político-administrativa para a sua gestão. É uma soma de fatores econômicos, produção não agrícola, atividades culturais, mercantis, industriais e religiosas entre outras. É estruturada por edificações e sistema viário (ruas e avenidas), praças, espaços públicos, áreas verdes, serviços públicos básicos, infraestrutura, saneamento, escolas e outras áreas institucionais.

 

A cidade e sua estrutura.
Fonte: https://exame.com/carreira/cidade-entre-as-melhores-do-pais-quer-atrair-pessoas-qualificadas/

A Cidade, nada mais é do que a sede do município. A Cidade é o espaço urbano, o espaço urbanizado. É a área urbana de um município delimitada pelo perímetro urbano (definido por leis municipais) que a separa das áreas rurais (campo). 

Por outro lado, o Município é um espaço geográfico formado pela zona rural e a zona urbana, ou seja, engloba a cidade e todo seu espaço urbanizado e não urbanizado ou rural. A zona rural fica fora do perímetro urbano, caracterizada por atividades agropecuárias, extrativismo, turismo rural, silvicultura, conservação ambiental e possui baixo adensamento populacional com poucas construções. É nessa área que se produz grande parte dos alimentos consumidos no espaço urbano e onde encontramos grandes espaços com áreas verdes.

Zona Urbana e Zona Rural Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/espaco-urbano-rural.htm
O campo com suas verdes paisagens. Fonte: https://www.fapesc.sc.gov.br/seminario-sobre-gestao-de-propriedades-rurais-esta-com-inscricoes-abertas/

O Município é proveniente de uma divisão territorial político-administrativa. São considerados como unidades autônomas, de acordo com legislações federais, e para serem criados, unidos a outro município (fusão) ou mesmo desmembrados depende de leis estaduais, de um processo burocrático e da viabilidade para isso. A criação de um Município depende do território de outro município. O espaço urbano só se torna cidade depois que seu território se transforma em Município. Dessa forma, o município é administrado por uma prefeitura localizada na sua sede, a Cidade (que recebe o mesmo nome do município), e está localizado dentro de um Estado ou unidade federativa.

Além das áreas rurais (campo) e urbanas (cidades), um município pode ter um ou mais vilarejos que irão compor um Distrito. Esses, por sua vez, são unidades administrativas do próprio município e as sedes são denominadas “Vilas” (áreas urbanizadas do Distrito). Os Distritos não possuem autonomia política suficiente para se emanciparem, ou seja, para se tornarem independentes do município a que pertencem. E, para se tornar Município e Cidade, o Distrito e a Vila dependem de Leis Estaduais e Municipais.

Portanto, a cidade é a sede do Município, e a Vila é a sede do Distrito. E assim como a cidade recebe o mesmo nome do município, a vila também recebe o mesmo nome do distrito.

Área urbana (em amarelo) e área rural (em azul) do município de Maringá/PR. Distritos de Iguatemi, São Domingos e Floresta. Fonte: https://docplayer.com.br/110266744-Universidade-estadual-de-maringa-centro-de-ciencias-humanas-letras-e-artes-programa-de-pos-graduacao-em-geografia-juliane-aparecida-kerkhoff.html

 

De acordo com o IBGE, existem 5.568 municípios (mais Distrito Federal e Distrito Estadual de Fernando de Noronha). Alguns maiores e outros menores. Alguns possuem mais área rural e outros possuem mais áreas urbanas. E ainda, algumas cidades se desenvolvem tanto que ocupam praticamente todo território do município ou grande parte dele. Esse crescimento, muitas vezes, é tão significativo que acaba unindo uma cidade à outra cidade vizinha, sem permitir a clara identificação da delimitação de cada uma formando um espaço contínuo.


A grande São Paulo
Fonte: https://www.proauto.org.br/blog/post/Aniversario-de-Sao-Paulo

Essa junção de duas ou mais cidades unidas pela malha urbana (sistema viário) é chamada de conurbação. Um ótimo exemplo disso é a cidade de São Paulo, ou a grande São Paulo que se conurba com as cidades circunvizinhas como as cidades de Santo André, São Bernardo e São Caetano entre outras. Outro exemplo é a cidade de Maringá que, em sua região leste, se conurba com o município de Sarandi e, em alguns bairros a divisa entre as duas cidades é apenas a rua, ou seja, de um lado da rua as casas pertencem à cidade de Maringá, e do outro lado pertencem à cidade de Sarandi.

Por fim, CIDADE e MUNICÍPIO são conceitos diferentes! 

Conurbação urbana do município de São Paulo com os municípios circunvizinhos.
Fonte: Google Earth

 

REFERÊNCIAS

  1. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Manuais Técnicos em Geociências, nº 7. Manual Técnico de Uso da Terra. 3ª edição
  2. Pereira, Layon Nícolas Dias. Disponível em: https://layon.jusbrasil.com.br/artigos/248945548/diferenciacao-entre-municipio-e-cidade.
  3. Rolnik, Raquel. O que é cidade. São Paulo: Brasiliense1995.
  4. https://exame.com/carreira/cidade-entre-as-melhores-do-pais-quer-atrair-pessoas-qualificadas/
  5. https://brasilescola.uol.com.br/geografia/espaco-urbano-rural.htm
  6. https://www.fapesc.sc.gov.br/seminario-sobre-gestao-de-propriedades-rurais-esta-com-inscricoes-abertas/
  7. https://docplayer.com.br/110266744-Universidade-estadual-de-maringa-centro-de-ciencias-humanas-letras-e-artes-programa-de-pos-graduacao-em-geografia-juliane-aparecida-kerkhoff.html
  8. https://www.proauto.org.br/blog/post/Aniversario-de-Sao-Paulo
  9. https://www.ibge.gov.br/apps/snig/v1/notas_metodologicas.html?loc=0
  10. https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/estrutura-territorial/15761-areas-dos-municipios.html?=&t=o-que-e
  11. Google Earth

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.