Arquitetura e Nossa História – Parte 2

 

Por Arq. Adriana Lima

 

Nesta segunda parte de Arquitetura e a Nossa História vamos falar sobre a origem da arquitetura Moderna, influenciada pelo movimento estético chamado de Modernismo que impactou as obras brasileiras nas décadas de 30 e 60. Este movimento já acontecia em todo o mundo tomando força já na década de 20 e exerceu domínio em diversas áreas do conhecimento que vão além da arquitetura, tais como: as artes, a ciência, os costumes e até mesmo a história.

Tarsila do Amaral _ Artista da Semana de Arte Moderna de 1922_ Tela cubista: SÃO PAULO, 1924, pintura a óleo, 67×90 cm, Pinacoteca do Estado de São Paulo. (Foto: © 2021 Terra Foundation for American Art)

No início do século XX na Europa existia uma aguda separação estética entre os arquitetos que se apegavam ao passado mais histórico e, portanto mais eclético e rico em ornamentos dos arquitetos de vanguarda que desejavam romper com a arquitetura histórica, criando uma nova linguagem, seguindo a tendência nas artes plásticas, especialmente do cubismo, neoplasticismo e a abstração.

Esse domínio das artes sobre a arquitetura também aconteceu no Brasil, inaugurado com o evento da Semana de Arte Moderna de 1922, movidos pelas tendências europeias do cubismo, futurismo, dadaísmo, expressionismo e surrealismo. Os artistas brasileiros desenvolveram este movimento cultural com características próprias: com um forte nacionalismo, liberdade estética e crítica social. A arquitetura moderna segue o mesmo caminho, caracterizada pelo desejo de ser mais acessível, não apenas em um design mais limpo e funcional, mas também no emprego de materiais industriais e sistemas construtivos mais rápidos, com o emprego do concreto armado e vidro.

Le Corbusier _ O arquiteto franco suíço projetou a Villa Savoye ou Maison Savoye (1931) que se tornou exemplo da arquitetura moderna, influenciando para outras vertentes como o minimalismo. (Foto: Pinterest)

Neste movimento a arquitetura pelo mundo ganhou alguns nomes se tornaram referências por sua abordagem mais simplista e pelo emprego de plantas-baixas mais flexíveis, nos EUA podemos citar Frank Lloyd Wright e na Europa o arquiteto Le Corbusier, um poderoso ícone da arquitetura de fachadas limpas e cores brancas. Não podemos deixar de citar a primeira escola de design no mundo: a alemã Bauhaus, fundada pelo arquiteto Walter Gropius. Esta escola foi uma das mais importantes expressões do Modernismo no design e na arquitetura lançando tendências internacionais e fazendo o contraponto entre os artesãos e a indústria da construção.

Frank Lloyd Wright _ seus projetos ainda influenciam com o uso de materiais como a pedra e a madeira extraídos do entorno do terreno, como exemplo sua famosa Casa da Cascata (1938) que atualmente é um museu que recebe visitantes do mundo todo. (Foto: Pinterest)

No Brasil a Arquitetura Moderna teve evidência internacional impulsionada especialmente pelo discurso desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek nas décadas de 50 e 60, em virtude disto os arquitetos mais conhecidos foram Oscar Niemeyer e Lúcio Costa que ajudaram a romper com a arquitetura colonial, barroca e eclética da época. Mas outros nomes também se destacaram, tais como: Lina Bo Bardi, Paulo Mendes da Rocha, Vilanova Artigas que desenvolveram produções arquitetônicas importantíssimas para a mudança da arquitetura brasileira. Suas obras fazem parte da história das nossas cidades, como o Masp em São Paulo. A produção arquitetônica desses profissionais são riquíssimas e merecem um novo post, mas isso podemos falar em outra história…

Lina Bo Bardi_ referência na Avenida Paulista, o Masp (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, de 1968) de arquitetura moderna do movimento brutalista se caracteriza pelo emprego do concreto armado, grande vão livre e a fachada em vidro. (Foto: IStock/@Solange_Z)

 

Fontes:

PEVSNER, Nikolaus, Origens da arquitetura moderna e do design, tradução: Luiz Raul Machado, 2 Edição, São Paulo: Martins Fontes, 1996.

https://educacaoprofissional.seduc.ce.gov.br/images/material_didatico/desenho_de_construcao_civil/des_de_const_civil_historia_da_arquitetura_e_urbanismo.pdf

 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.