Roseli A. do Valle
O homem, desde o princípio, buscou se juntar em grupos tendo como principal objetivo a sobrevivência. Ao logo dos tempos, essa aglomeração deu origem às cidades que, pode ser definida como sendo aglomeração humana de significativa importância, com espaço geográfico delimitado que contém numerosas casas destinadas a moradia, e possui atividades culturais, mercantis, industriais e financeiras entre outras.
Alguns estudiosos consideram a cidade como sendo o espaço urbano com diferentes usos da terra, definindo áreas distintas como o centro da cidade, áreas comerciais e de prestação de serviço, zonas residenciais e industriais, espaços de lazer, áreas verdes e mesmo, áreas para expansão urbana, ou seja, prevendo o crescimento da cidade.
Para outros, o espaço urbano são cidades com predominância de 20 mil habitantes ou mais, por ter maior concentração de prédios, ruas e avenidas, comércio, indústria. Possui uma infraestrutura maior.
Hoje em dia, de acordo com IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, dados obtidos em 2.015 indicam que mais de 84% da população brasileira moram em cidades e menos de 16% moram nas zonas rurais. Isso se deu ao fato de que, nas décadas de 70 e 80, o Brasil sofreu o chamado êxodo rural, ou seja, muitos deixaram o campo e se abrigaram nas cidades. O processo de mecanização da produção agrícola forçou os trabalhadores irem para as cidades em busca de trabalho. Isso gerou um grande crescimento das cidades e provocou a criação de grandes centros metropolitanos, como por exemplo, a grande São Paulo.
O espaço urbano expandiu, não somente de maneira horizontal – crescimento da cidade com novos bairros, mas também de maneira vertical com grandes prédios residenciais, comerciais e empresariais entre outros. E ainda, com o aumento do número de municípios de forma a atender a necessidade populacional em espaço urbano.
O crescimento das cidades trouxe impactos sociais e ambientais, o que é um desafio para a administração pública, demandando da necessidade de reorganização e planejamento para atender sua função social.
Muitos são os estudiosos que tratam desse assunto, e uma área específica, é a Arquitetura e Urbanismo. A Arquitetura trata da habitação, o habitar entre outros segmentos. O espaço urbano, a cidade, depende da especialidade, o Urbanismo. O Urbanismo, além de ser uma ciência, é uma arte e uma filosofia de vida envolvendo preceitos para melhor uso e ocupação dos espaços, como sua funcionalidade, cuidados ambientais e mesmo a estética dos espaços urbanos de forma a promover melhor qualidade de vida.
Arq. Roseli Valle
Contatos:
(44) 99125-8422 Whatsapp
@roselli.valle (Instagram)
[email protected] (email)
SITES
https://www.nationalgeographic.com/travel/article/a-writers-perfect-day-in-sao-paulo
https://www.cbnmaringa.com.br/noticia/gilson-aguiar-comenta-as-regras-para-ciclistas-e-pedestres
https://exame.com/brasil/estas-fotos-mostram-sao-paulo-vazia-apos-doria-prorrogar-a-quarentena/
http://sites.uem.br/eci-old/links-uteis/informacoes-sobre-a-cidade-de-maringa
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.