Polícia Federal deflagra operação para desarticular organização criminosa

Operação da Polícia Federal tinha como objetivo desarticular organização criminosa responsável pelo roubo de caminhão com mais de uma tonelada de maconha.

  • Operação da Polícia Federal tinha como objetivo desarticular organização criminosa responsável pelo roubo de caminhão com mais de uma tonelada de maconha.
    Foto: Polícia Federal

    A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (12) a Operação Cannabis Furari, com o objetivo de desarticular organização criminosa responsável pelo roubo de um caminhão carregado com aproximadamente 1.500 kgs de maconha, ocorrido em 10/11/2021.

    Foram mobilizados 40 Policiais Federais que cumprem 23 Mandados judiciais expedidos pela 4ª Vara Criminal da Comarca de Maringá/PR, sendo 10 de busca e apreensão e 13 de prisão preventiva, nas cidades de Maringá, Umuarama, Sarandi e Londrina, todas no Paraná.

    Foto: Polícia Federal

    A ação policial é derivada da Operação Acesso Soturno, deflagrada no dia 09 de dezembro de 2021, que apurava o roubo à residência de uma servidora da Justiça Federal de Maringá/PR. Durante as investigações, detectou-se o roubo do caminhão carregado de entorpecente e a posterior revenda da droga pelos mesmos autores.

    O nome da Operação faz referência à subtração do entorpecente, haja vista o nome científico da droga.

    Se confirmada a hipótese criminal, os investigados poderão responder pelos crimes de roubo agravado, tráfico de drogas, organização criminosa, furto e adulteração veicular. Esses crimes possuem penas máximas que, somadas, podem chegar a 45 anos de prisão.

    Trata-se da segunda Operação decorrente da Acesso Soturno. Em 03/05/2022, foi deflagrada a Operação Século, visando responsabilizar o mesmo grupo criminoso pelo roubo de outro caminhão, mas carregado de cigarros de origem estrangeira, quando foram cumpridos 3 mandados de busca e apreensão e 4 mandados de prisão preventiva.

    Comentários estão fechados.