Antes de abrir um bar ou restaurante, estude muito e faça pesquisa de mercado, orienta Rafael Cecato

O presidente da Abrasel Noroeste destaca que muitos interessados em abrir negócios não se dedicam a verificar se há demanda para suas propostas.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    Empreender no setor de bares e restaurantes pode ser fascinante, mas exige planejamento, estudo e análise detalhada do mercado. É o conselho de Rafael Cecato, presidente da Abrasel Noroeste, que compartilhou no podcast Ponto a Ponto, os aprendizados que gostaria de ter recebido em 2013, quando iniciou sua jornada no ramo.

    “Empreender é maravilhoso, atender o cliente é excepcional. Mas eu diria para o Rafael de 2013 que teria sofrido pelo menos uns cinco anos a menos se tivesse estudado mais”, contou Cecato. Para ele, entrar no segmento exige responsabilidade, critério e, sobretudo, pesquisa de mercado. “A ideia pode ser maravilhosa, mas para transformá-la em realidade existe um caminho longo.”

    Cecato destaca que muitos interessados em abrir negócios não se dedicam a verificar se há demanda para suas propostas. “Às vezes, falo para as pessoas: você já pesquisou se a tua ideia tem mercado? Porque só ter a ideia não basta.”

    Além da pesquisa, o presidente da Abrasel recomenda que futuros empresários busquem experiências e referências no mercado, façam benchmarking e se preparem para enfrentar dificuldades. “Se a pessoa seguir a cartilha, fizer uma boa gestão, buscar informações, há possibilidade de ter sucesso e construir uma carreira sólida no ramo”, afirmou.

    Segundo Cecato, hoje há muito mais acesso a dados e conteúdos que podem orientar quem quer investir no setor gastronômico. “É preciso entrar com respaldo, estar aberto aos desafios e saber que não é simples, mas é possível ter uma jornada muito boa.”

    Veja muito mais na entrevista completa

    O corte faz parte da entrevista disponível no podcast Ponto a Ponto, gravado no W Mark Estúdio. Para conferir a conversa completa e outros assuntos relevantes sobre o setor de bares e restaurantes, também sobre empreendedorismo, acesse o episódio na íntegra.

    Comentários estão fechados.