Entenda como a nutrição esportiva contribui para melhor desempenho físico

A nutrição é uma ciência capaz de direcionar para cada tipo de corpo e de rotina uma dieta adequada para equilibrar nutrientes visando a máxima performance.

  • Créditos: iStock

    A nutrição é uma ciência capaz de direcionar para cada tipo de corpo e de rotina uma dieta adequada para equilibrar nutrientes visando a máxima performance

    Exercícios físicos são necessários para a manutenção da saúde e para ter uma vida equilibrada. No entanto, para obter todos os resultados desejados somente movimentar o corpo não basta. Afinal, todo gasto energético demanda reposição e, para treinos voltados para ganho de massa muscular, a suplementação de macros e micronutrientes é fundamental.

    Logo, somente uma nutrição de qualidade é capaz de entregar tudo que o corpo necessita. Há, portanto, toda uma relação científica entre a nutrição e os exercícios. É o que demonstra o ramo da nutrição esportiva, responsável por estudar essa relação. O profissional desta área é capaz de porcionar os nutrientes para cada tipo de pessoa, independente do esporte que pratica, se de alta performance ou não.

    Um atleta de elite é capaz de melhorar sua performance através dos ganhos obtidos com uma nutrição adequada: sua recuperação muscular é aprimorada e acelerada, o dispêndio de energia é corretamente suprido, assim como a quantidade de vitaminas que o corpo demanda após cada treino. Embora seja imprescindível que um atleta de alto nível seja acompanhado por um nutricionista, o amador também tem muito a ganhar.

    O profissional deve ser capaz de criar uma dieta adequada de forma individualizada, afinal cada corpo é único. Deverá saber a quantidade ideal de carboidratos, proteínas e demais macronutrientes que comporão a dieta do seu paciente, a quantidade de água ideal para seu organismo e até se a suplementação é necessária.

    Com isso, obtém-se um corpo com peso adequado, com níveis de gordura dentro de bons parâmetros e massa magra na medida certa. Essa proporção é importante até para prevenção de lesões. Afinal, um atleta de esportes de impacto, por exemplo, pode sobrecarregar juntas e ligamentos caso esteja acima do peso ideal.

    Uma dieta bem montada é responsável não somente pela saúde dos músculos, mas também dos ossos, da pele e das articulações. E não basta ser equilibrada, deve ser obedecida nos mínimos detalhes, o que inclui horários certos para cada refeição. Uma grande porção de carboidratos vai bem antes de um treino pesado, pois oferecerá energia. Do contrário, caso consumida no pós-treino, pode colocar todos os ganhos a perder.

    Logo, a nutrição esportiva poderá fazer a diferença principalmente em ambientes competitivos, em que cada detalhe conta. Com o auxílio da ciência, o atleta saberá de antemão quais suas deficiências e como supri-las, elevando ao máximo sua performance. Embasado no estudo, saberá encaixar na sua dieta os suplementos adequados, como a creatina hidrolisada, Whey Protein e hipercalóricos.

    Comentários estão fechados.