Mundo corporativo em ritmo acelerado

Nos últimos anos, mudanças bruscas foram sentidas no mundo corporativo, inclusive já tive oportunidade de abordar isso em nossa coluna. Contudo, com o advento da pandemia da Covid-19, vale retomarmos este tema, pois aquilo que já se mostrava em trajetória de aceleração ganhou maior velocidade e, no último ano, o mercado de trabalho teve, mais do que nunca, que se reinventar em praticamente todas as áreas de forma muito rápida.

Você pode estar se perguntando: “Mas passando a pandemia, as coisas não voltariam aos eixos?”. Sinto lhe dizer que não. O mundo corporativo de 2019 não existe mais.

Isso tudo parece um pouco louco, não é?

Mas se pegarmos a história da humanidade, vemos que não.  Desde que o mundo é mundo, as coisas se alteram de tempos em tempos, às vezes em períodos mais longos, às vezes curtos e, por vezes, por necessidade, como é o momento em que vivemos agora.

Quando o homem desenvolveu a bússola, que foi uma revolução na navegação, entre criar o dispositivo e aplicá-lo na prática, levou-se aí ao menos uns cem anos. Avançando ainda na história da comunicação, tivemos a revolução das cartas manuscritas, passando pelo telegrafo, telex, fax, e-mail e dispositivos de mensagens instantâneas até chegarmos às lives. A cada nova criação, parece existir uma regra: a de que um precisa ser mais ágil do que o outro.

Se essa é uma verdade incontestável, resta ao profissional de hoje acompanhar de perto essas mudanças. Claro que é humanamente impossível ser expert em todas as áreas. Mas precisamos estar atentos às mudanças para que as facilidades possam nos ajudar em nossas rotinas. E a saída é buscar sempre informações, ler, estudar e se atualizar constantemente. Veja, estou falando ‘constantemente’.  Isso porque aquilo que hoje é aplicável, amanhã não o será, então não adianta usar de longos períodos para fazer uma possível atualização profissional. O ‘hoje’ é efetivamente o momento.

A bola da vez está com o trabalho remoto, assunto que também tivemos a oportunidade de falar aqui na coluna por algumas vezes. Só para termos uma ideia deste termômetro, o ano de 2021 já acusa aumento de mais de 85% nas oportunidades de trabalho no formato remoto, conforme apontam diferentes levantamentos. E isso ainda deve aumentar.

A pergunta é: você está preparado para este novo momento? Independentemente da sua resposta, não deixe de fazer uma análise profunda sobre este tema. Mais dia, menos dia, você vai ser empurrado para este cenário. Vai melhor aproveitar quem efetivamente possuir afinidade e conhecimento sobre essa nova realidade. Mãos à obra!

Últimas vagas de Empregos