Maringá adota nova estratégia de vacinação contra Covid-19 a partir desta terça (16); veja o que muda

Para receber o imunizante contra a Covid-19 em 2024 não é necessário ter recebido qualquer vacina monovalente ou bivalente anteriormente.

  • Por Murillo Saldanha / PMM

    A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, inicia a partir desta terça-feira, 16, a nova estratégia de vacinação contra a Covid-19 definida pelo Ministério da Saúde.

    A partir de agora, pessoas com 60 anos ou mais, imunocomprometidos e gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filhos há até 45 dias) deverão receber uma dose semestral da vacina, independente do esquema vacinal anterior. Também haverá reforço anual para alguns grupos prioritários e a vacinação contra a Covid-19 será incluída no Calendário Básico de Vacinação Infantil.

    O imunizante contra a Covid-19 será anual para pessoas com 12 anos ou mais dos seguintes grupos prioritários:

    – Pessoas que vivem em instituições de longa permanência e trabalhadores destas instituições;
    – Indígenas;
    – Trabalhadores da saúde;
    – Pessoas com deficiência permanente;
    – Pessoas com comorbidades;
    – Pessoas privadas de liberdade;
    – Funcionários do sistema de privação de liberdade;
    – Adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas;
    – Pessoas em situação de rua.

    Veja quem deve receber uma dose da vacina contra Covid-19 a cada seis meses:

    – Pessoas com 60 anos ou mais;
    – Gestantes e puérperas acima de 12 anos;
    – Imunocomprometidos.

    Para receber o imunizante contra a Covid-19 em 2024 não é necessário ter recebido qualquer vacina monovalente ou bivalente anteriormente. Caso tenha se vacinado é necessário respeitar o intervalo de seis meses desde a última vacina para receber o imunizante em 2024.

    O Ministério da Saúde não recomenda neste momento a vacinação para a população em geral com 5 anos ou mais e que não está inclusa nos grupos prioritários. Caso a pessoa escolha se vacinar, poderá iniciar ou completar o esquema com apenas a 1ª e 2ª dose, respeitando intervalo mínimo de quatro semanas entre as doses. No entanto, quem já recebeu ao menos duas doses não será vacinado.

    Vacinação infantil

    A partir de agora, com a inclusão da vacina contra a Covid-19 no Calendário de Vacinação Infantil, crianças de seis meses a cinco anos incompletos poderão iniciar ou completar esquema de vacinação. Para esta faixa etária, são três doses, com intervalo de 28 dias entre a primeira e segunda dose e 56 dias entre a segunda e a terceira. Não haverá reforço anual para este público e as crianças que já receberam as três doses não serão vacinadas novamente.

    Locais de vacinação

    A aplicação da vacina contra a Covid-19 para todos os públicos segue em 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). As UBSs Pinheiros e Quebec atendem em horário estendido, até às 20h30, e a UBS Zona Sul até às 19h30. Para se vacinar é necessário apresentar documentos pessoais, CPF e carteirinha de vacinação. Clique aqui e confira o horário de vacinação em cada UBS.

    Foto: Rafael Macri / PMM

    Comentários estão fechados.