Maringá participa da Campanha de Multivacinação que começa neste sábado em todo o Paraná

A ação visa atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes até 15 anos, oferecendo as vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Imunização, além das campanhas vigentes contra a Covid-19 e a Influenza.

  • Foto: SESA-PR 

    A partir deste sábado (14), Maringá e os demais municípios do Paraná iniciam a Campanha de Multivacinação do Ministério da Saúde, que vai até o dia 28 de outubro. A ação visa atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes até 15 anos, oferecendo as vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Imunização, além das campanhas vigentes contra a Covid-19 e a Influenza.

    No dia 21 de outubro, acontecerá o Dia D de mobilização estadual, com pelo menos 1,2 mil salas de vacinação abertas e mais de 12 mil profissionais de saúde envolvidos. A meta do Paraná é aplicar cerca de 250 mil doses de vacina em todo o Estado durante a campanha. Para reforçar e acompanhar as ações, o Governo do Estado promoverá quatro eventos nos municípios sede das Macrorregiões de Saúde, sendo um deles em Maringá.

    Algumas cidades do Paraná anteciparão a campanha, realizando ações de vacinação entre os dias 12 e 15 de outubro, aproveitando o feriado do Dia das Crianças. Pato Branco, Santa Terezinha de Itaipu, Guaporema, Tibagi e Telêmaco Borba são algumas destas cidades. Cada cidadão pode consultar a programação junto ao seu município.

    As vacinas disponíveis são: Hepatite B, Pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral de Poliomielite (VOP), Pneumocócica 10 Valente, Meningocócica C, Meningocócica ACWY, Tríplice Viral (SCR), Varicela, Hepatite A, Febre Amarela, Rota Vírus, HPV, DTP, Covid-19 e Influenza.

    Segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, todos os municípios do Paraná e setores organizados da sociedade estão mobilizados em conscientizar a população sobre a importância da vacinação e retomar as altas coberturas que tínhamos ao longo dos anos.

    As secretarias municipais de Saúde serão responsáveis pelas estratégias de manutenção das salas de vacina, horário estendido e aplicação extramuros em drive-thrus, creches, escolas, universidades, asilos, empresas, clubes de serviços, terminais de ônibus, supermercados, entre outros, a depender da disponibilidade e necessidade de cada região.

    Comentários estão fechados.